O restaurante do Sindicato Rural de São Sepé recebeu a palestra Contribuição Previdenciária Rural Pós Lei 13606/2018 apresentada por Eduardo Condorelli, assessor da presidência do Sistema Farsul.
Na oportunidade estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos de São Pedro do Sul Hugo Souza , Osvaldir Becker de Formigueiro, Lauro Reetz de Agudo, Sérgio Lôndero de Santa Maria, Fernando Cantarelli de Cachoeira do Sul, Ivo Lessa, Assessor do Sistema Farsul-Senar/RS, Sérgio Renato Freitas, Vice presidente da Farsul, além de dezenas produtores de São Sepé e região, entre eles Ricardo Lang, Fernanda Beber, José Carlos Kessler, Cleri Schröder, Lamar Donatto, Júlio Bolzan, Otávio Sartori, Renato Lermem que tiveram a oportunidade de discutir a atual situação da Previdência Rural.
O assessor da Farsul foi enfático ao afirmar que a Farsul não pode dizer aos produtores que atitude tomar, mas sim oportunizar as informações necessárias para a tomada de decisão individual. “A Farsul criou opções e as apresenta ao produtor. Ele escolhe qual caminho seguir. Jamais podemos dizer a cada um, o que fazer”. Concluiu.
Durante aproximadamente 90 minutos Condorelli expôs aos presentes as mais atualizadas informações sobre o tema proposto, como o fato de que com a derrubada do veto do Presidente Temer, abre-se a possibilidade do pagamento dos débitos em até 5 anos, para quem não tem ação judicial e, no caso específico de quem tem ação judicial, terá de pagar todo o período desde que ajuizou a ação. Ele reafirmou que neste último caso a orientação é de que o produtor receba as informações de seu advogado.
Ele reforçou que entre produtores pessoa física, não há cobrança e principalmente que cada região tem peculiaridades sendo que na região de São Sepé, há uma dúvida referente a um grande frigorífico. Outro ponto destacado pelo palestrante dá conta que em muitos casos, quem deixou de pagar a dívida, descobre que o valor é relativamente baixo.
Ao final da palestra Condorelli fez esclarecimento sobre a Contribuição Sindical não obrigatória, que agora é uma realidade dos sindicatos e explicou que para a Farsul se manter frente à defesa do produtor rural e isso tem um custo. Exemplificou que em tudo que foi mostrado na palestra tem a mão dos sindicatos e que o esforço exige a manutenção financeira através da contribuição.
O Presidente do Sindicato Rural de São Sepé, vice-presidente da Farsul e Coordenador da Regional 10 da Farsul, José Aurélio Silveira avaliou de forma extremamente positiva o encontro realizado naquela noite. O público, que foi expressivo e formado não apenas por produtores rurais de São Sepé, mas de toda a região, interagiu durante toda a palestra.
Silveira reafirmou o compromisso do Sindicato Rural de São Sepé no fortalecimento tanto da instituição local quanto da Farsul e que isso reflete na contrapartida de ações contundentes realizadas dia-a-dia no auxílio do produtor rural.
189 Visualizações, 1 Hoje
Compartilhe