Ultimato – O presidente nacional do PDT Carlos Lupi deu um ultimato em Romildo Bolzan para que ele assuma sua candidatura a governador. Com os últimos resultados do Grêmio, time que Romildo é presidente, cada minuto tem sido de angústia, tanto para pedetistas quanto para gremistas. Uma coisa é certa, com esse atraso, o PDT vai perneta para a disputa eleitoral.
Anfitrião – O prefeito de São Sepé João Luiz Vargas e o de Vila Nova do Sul Sergio Coradini tiveram várias audiências em Brasília nesta semana. Quem encaminhava os gaúchos pelos ministérios e gabinetes foi o deputado federal Pompeo de Mattos, do PDT, que inclusive fez uma homenagem a João Luiz no plenário da Câmara Federal.
Do próprio bolso – Mantendo a promessa de não gastar com passagens e diárias enquanto for prefeito, João Luiz Vargas foi para Brasília sem gastar nenhum pila dos cofres públicos. Lá na capital federal, pernoitou na pousada do Rômulo, velho cearense que recebe gaúchos em sua casa cobrando preços módicos. Quem é freguês da pousada, há anos, é o prefeito de Vila Nova do Sul Sérgio Coradini.
Fervilhando Política – O deputado federal Giovani Cherini, presidente do Partido Liberal no RS, anunciou ontem, a filiação do Ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, ao PL, deixando o DEM. A filiação aconteceu um dia depois que o prefeito João Luiz Vargas esteve no Ministério para agenda com Onyx, que definiu a participação de São Sepé no Programa Serviço Civil Voluntário. Enquanto tratavam assuntos administrativos, Onyx fervilhava decisões de seu futuro político.
Candidato da Direita I – Onyx assumiu a pré-candidatura ao governo do Estado e convidou o Líder da Bancada Gaúcha Giovani Cherini para ser o coordenador político de sua campanha. A festa de filiação de Onyx e mais 300 lideranças ao PL acontecerá no dia 22 de março, em Porto Alegre, com ato solene e jantar festivo. Existe expectativa da assessoria de Onyx que o sepeense Gilson Brenner assuma o PL na região, para coordenar as ações do partido político. Na visão de Cherini, Onyx vai crescer se se consolidar como candidato da Direita.
Candidato da Direita II – O senador Luis Carlos Heinze, do PP, não abre mão da candidatura a governador esse ano. Ele já fez isso no passado e vê 2022 como última oportunidade de estar firme para uma disputa majoritária estadual. Com forte vínculo com os eleitores de Direita no Estado, ele vai disputar com Onyx Lorenzoni o espaço de candidato do presidente Jair Bolsonaro. Em Brasília, o que se fala é que Bolsonaro deixará Onyx e Heinze disputarem entre si e pedirem votos para ele.
Candidato da Esquerda – Os pré-candidatos Beto Albuquerque, do PSB, e Edegar Pretto, do PT, estão tentando definir uma chapa de consenso da esquerda. Por enquanto, a tendência é que ambos concorram e abram palanque para candidatura de Lula no Rio Grande do Sul. Assim como na disputa da ponta Direita, Lula também não vê problemas em ter dois candidatos pedindo votos para ele no Estado.
Sem Máscara – Depois dos polêmicos decretos que Estados estão publicando para liberar o uso de máscaras em locais abertos, começaram nos municípios as autorizações que desobrigam o uso do equipamento de proteção. Esse é um pepino para prefeitos, que não tem grande equipe técnica e de pesquisadores para definir qual a decisão mais adequada. Na região central do RS, os prefeitos tenderão a agirem de forma única: o que a Associação de Prefeitos AMCENTRO definir, vai ser regra em todos os municípios.
Ninho Tucano – O recém formado PSDB de São Sepé poderá fechar as portas, caso o deputado federal Lucas Redecker saia do partido. Tudo depende de Eduardo Leite, que tem até o final do mês para decidir se abandona a sigla em que disputou e perdeu as prévias, para ingressar no PSD e disputar a presidência da república.
11,314 Visualizações, 1 Hoje