O Auditório da Fundação Afif sediou na última segunda-feira, 14 de março, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de São Sepé. A atividade, é uma realização da Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenadoria Municipal de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I “A Outra Casa” e Conselho Municipal de Saúde.
A ação contou com a presença de trabalhadores da saúde, usuários do serviço de saúde mental do município, membros do Conselho Municipal de Saúde e comunidade em geral, para refletir e discutir proposições que visam ampliar e aprimorar os atendimentos na área. Também houve a apresentação das ações desenvolvidas pelo CAPS I, com depoimentos dos usuários e suas famílias sobre suas experiências e vivências.
Em um segundo momento, a conferência contou com uma apresentação do músico Markinhos Righ, tocando no seu saxofone as músicas: “Saber Viver” e “Maluco Beleza”, canções que traduzem sentimentos e vivências daqueles que trabalham e vivenciam no seu dia a dia a rotina de tratamento em saúde mental. Neste ano, a ação teve como tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantias dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, tendo como eixo principal “Fortalecer e Garantir Políticas Públicas: O SUS, o Cuidado de Saúde Mental em Liberdade e o Respeito aos Direitos Humanos”.
Nos dias 8, 9 e 10 de abril acontece no Rio Grande do Sul a 4ª Conferência Estadual da Saúde Mental. Irão representar São Sepé: a Secretária Adjunta da Saúde, Claret Rejane Neves; a Coordenadora Municipal de Saúde Mental Saúde, Elysangela Koglin Ulo Limachi; e as representantes dos usuários do serviço do município, Margarida Mônego e Ana Maria Migotto.
558 Visualizações, 1 Hoje