No mês do combate à Tuberculose é muito importante ficar bem informado. Para isso, a Secretaria da Saúde destacou 10 curiosidades sobre a doença:
– O Dia Mundial da tuberculose foi instituído no dia 24 de março quando Robert Koch, em 1882, descobriu a bactéria causadora da tuberculose Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch.
– A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Atinge principalmente os pulmões (o que equivale a 75% dos registros) mas, em alguns casos, pode afetar órgão como os olhos, a pele os ossos.
– A Tuberculose não está relacionada à gripe ou pneumonia.
– É uma doença infecciosa transmitida pelo ar, através da tosse, fala ou espirro. – Um dos principais sintomas da doença é a tosse persistente, normalmente por mais de duas semanas. O paciente apresenta ainda dor no peito, cansaço e falta de apetite. A produção de catarro é bastante comum nos casos mais graves, os escarros são acompanhados de sangue.
– O Tratamento no Brasil é feito de forma gratuita nos postos de saúde. São 4 medicamentos diferentes, os quais devem ser tomados por seis meses na maioria dos casos.
– A interrupção do tratamento ao menor sinal de melhora está causando um problema de saúde pública gravíssimo. Com o tempo o paciente volta a apresentar os sintomas da doença e a contaminar outras pessoas, dessa vez com bactérias mais resistes aos antibióticos. O mais preocupante é que as bactérias estão vencendo o combate com a ciência, podendo criar novos e ainda mais alarmantes surtos da doença.
– A vacina BCG é a forma mais eficaz de prevenção contra a tuberculose. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incorporou a vacina BCG no calendário nacional de vacinação em 1977, o que tornou obrigatória a administração do imunizante em crianças recém-nascidas prevenindo contra as formas graves da doença na infância.
– A tuberculose é relativamente comum em pacientes com sistema imunológico debilitado, Portadores do HIV estão entre os grupos mais vulneráveis. Houve um aumento nos registros de casos em regiões com alta incidência de contaminados com o vírus da AIDS a partir de 1980.
– A OMS estima que um terço da população do mundo tenha tuberculose latente, o que significa que grande parte da população já teve contato e possui a microbactéria em seu organismo, porém não são considerados como doentes e sequer transmitem a bactéria. Apenas 1 em cada 10 pessoas infectadas com a bactéria desenvolvem a doença.
541 Visualizações, 1 Hoje