O Governo Federal vai ter que enfrentar a questão da crise com investimento público. Foi isso que o Ministro da Fazenda Fernando Haddad garantiu a empresários do setor da construção civil, no início do mês de março. De uma hora para outra, sem grandes mudanças no cenário internacional, os insumos da engenharia dispararam. O Sinduscon-RS levantou a alteração de preços em maio, comparado ao mês de abril. Teve item da construção civil que subiu mais de 25%. Os principais insumos também dispararam. O concreto fck=25 Mpe teve aumento de 23,60%, o Bloco de Concreto sem função estrutural 19 x 19 x 39 cm subiu 18,84% e as placas de gesso tiveram acréscimo de 15,84%. Isso refletirá, em breve, na economia.
Imbróglio
A tal privatização da Corsan está cada dia mais enrolada. Quem está travando o processo do Governo do Estado é o Tribunal de Contas do Estado, que acredita que o valor da licitação está abaixo do que a empresa vale. Em tese, para liberar a venda, o TCE vai ter que validar ou desmentir os cálculos do Governo do Estado. O prazo para que isso aconteça, porém, é incerto. Pode ser decidido na próxima semana, ou daqui a muitos meses.
Bem Humorado
O vereador Renato Rosso, do PP, mandou recado bem humorado ao prefeito João Luiz Vargas na sessão de interiorização da Câmara de Vereadores, que aconteceu na Vila Block na última terça-feira. Com o mutirão de serviços da Prefeitura que aconteceu no distrito, na última semana, que deixou a Vila Block em dia com limpeza, capina, manutenção de vias e iluminação, o vereador da oposição se motivou a convencer os colegas para levar a próxima sessão para o Bairro Pontes. Conforme Renato, as condições do bairro estão precárias, precisando de uma atenção do Poder Executivo, e talvez a agenda da sessão de interiorização pode motivar a Prefeitura a fazer lá o trabalho.
Elogiados
Os funcionários públicos da Secretaria da Infraestrutura, capitaneada por Leopoldo Farias, foram muito elogiados na sessão de terça-feira pelo trabalho que estão fazendo. Além de conserto de vias, a iluminação e capina da Vila Block deu fôlego aos vereadores da situação, que há várias semanas reivindicavam atenção ao bairro. O vereador Matheus Leão, do PDT, presidente do Poder Legislativo, era um que despachava diariamente pedindo melhorias no bairro. Inclusive, por sua articulação, o deputado federal Pompeo de Mattos indicou emenda parlamentar para manutenção viária, drenagem e esgotamento sanitário naquela região.
Mutirão
O subprefeito Clécio Pigatto organizou as equipes de trabalho na Vila Block, para fazer o serviço em regime de mutirão. Essa estratégia de trabalho tinha sido sugerida pelos vereadores Eto Vargas, do PP, e Tavinho Gazen, do PDT. Pelo que parece, a organização deu certo. Em uma semana, 90% dos pedidos de melhorias feitos pela Associação do Moradores da Vila Block foram atendidos.
Missionário
O presidente da Associação de Moradores da Vila Block, Glênio Campos, mantém a tradição da comunidade em ter bons representantes. Antes disso, a Vila Block teve defensores de suas demandas, como Carlos Muller, Osnir Rettz e Lucas Paulesky. Todos estes elegeram-se vereador. Em 2024, pelo que parece, Glênio irá concorrer, representando o bairro. O líder comunitário é militante histórico do PT e tentou concorrer em 2020, sendo barrado por problemas formais do partido.
Bolsonaro no RS
O deputado federal Giovani Cherini, presidente do PL do RS, confirmou esta semana que Jair Bolsonaro realizará uma visita oficial ao Rio Grande do Sul nos dias 22 e 23 de junho. No dia 22, o Cherini comemorará aniversário. O principal compromisso da agenda de Bolsonaro será a filiação de importantes prefeitos e lideranças do Rio Grande do Sul ao PL, que tem como meta eleger mais de 1.000 prefeitos em todo o Brasil. Uma comitiva de pepistas da região estará acompanhando a agenda, com objetivo de produzir materiais de pré-campanha para 2024.
3,480 Visualizações, 2 Hoje