A Câmara de Vereadores elegeu Marcelo Neves, do MDB, para dirigir a casa em 2024. Com estilo sereno, mas muito observador, Marcelo inspira-se em bons políticos para construir sua trajetória. Nesta semana, fez críticas e elogios à Administração Municipal, mostrando que é equilibrado quando o assunto é cobrar o Poder Público. Embora seja político de primeiro mandato, tem experiência suficiente para ser um bom presidente no próximo ano.
Articulado
Embora uma fofoca de esquina pairasse sobre o acordo para eleição da presidência da Câmara de Vereadores em 2024, todos os edis cumpriram o combinado. Marcelo Neves, do MDB, foi eleito com apoio de todos os vereadores, e contará com os vices Matheus Leão, do PDT, e Rodrigo Ferreira, do PSB.
Mandato Ok
O vereador Matheus Leão, do PDT, encerrou o ciclo como presidente da Câmara de Vereadores melhor do que entrou. Em um ano, cresceu politicamente, conseguindo dialogar com os vereadores e a comunidade. Assim como Zilca Camargo, do PDT, em 2022, e Rodrigo Ferreira, do PSB, em 2021, Matheus fez um bom mandato como dirigente da casa.
Corre Corre
O subprefeito da cidade, Antônio Alencar, está fazendo das tripas coração para deixar a cidade em ordem até o natal. Depois das chuvas, a buraqueira invadiu os bairros e começou a gerar constrangimentos na comunidade. Sem grande estrutura, centralizar o serviço da cidade em Alencar foi uma acertada da Administração Municipal.
Rival
Esse ano, o vereador Eto Vargas, do PP, escolheu um alvo na gestão pública: a Secretaria da Infraestrutura. Nas sessões da Câmara de Vereadores, Eto sempre acha uma brecha para fazer alguma crítica. Inteligente, o político sabe que aquele setor é a alma do prefeito João Luiz Vargas, e, dessa forma, acaba ferindo como um todo à Administração. Em 2024, embora não revele, Eto pleiteia ser candidato a vice-prefeito na chapa de Léo Girardello.
Sucesso
Mal o natal começa, e o folião Errio Brum Pires coloca seu bloco na rua e organiza o Carnaval Fora de Época. Essa edição, como as anteriores, foi um sucesso, reunindo famílias e a velha guarda da cidade.
Promessa Cumprida I
O prefeito João Luiz Vargas cumpriu a promessa de enviar para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria o Novo Plano de Carreira dos Servidores Públicos do Poder Executivo. O documento cria promoções por tempo de serviço, qualificação e merecimento. A demanda é pauta histórica da categoria.
Promessa Cumprida II
No sábado passado, a Prefeitura organizou mais uma edição do programa Prefeitura Presente no Bairro Cristo Rei. Além de ações sociais, foi cumprida a promessa de entregar títulos de propriedade para moradores do loteamento popular, que habitam aquela área desde a década de 1980, de forma irregular. O documento é o reconhecimento da aquisição originária do direito real de propriedade sobre unidade imobiliária, reconhecendo a propriedade do ocupante sobre determinada parcela do terreno.
Continua
A obra de pavimentação do Bairro Cristo Rei vai continuar, conforme o prefeito João Luiz Vargas, ainda que a Câmara de Vereadores tenha rejeitado o recurso de financiamento do Programa POP Infra. O dinheiro para esta obra é oriundo da devolução de valores do orçamento de 2022 da Câmara de Vereadores, quando Zilca Camargo, do PDT, era a presidente.
Verba y Verba
Esta semana, uma ótima notícia chegou para São Sepé. A Prefeitura ganhou um reforço de R$ 400 mil em emendas para serem investidos no município. Uma delas do deputado federal Pompeo de Mattos, do PDT, para área do saneamento básico da periferia da cidade. Outra foi indicada pelo deputado federal Afonso Hamm, para a instalação de uma cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal Eno Brum.