O dia 25 de Julho é a data em que se comemora o dia do Motorista” de forma geral, ou dia dos caminhoneiros, que é a categoria mais abrangente na importância do transporte de cargas. É uma data consagrada e muito festejada em todos os Municípios. Em São Sepé, sempre é comemorado e a Associação Família dos Caminhoneiros e a Coosetral organizam grandes eventos comemorativos, inclusive o famoso desfile dos caminhões no centro da cidade. Os caminhoneiros escolheram como o seu principal santo de proteção o São Cristóvão e assim fazem suas preces ao santo mais popular e venerado no Brasil.
A vida dos caminhoneiros é de muita luta, embora tenham o reconhecimento da população pela importância dessa profissão, pois é através deles que todos os produtos chegam nas nossas residências, em especial os de alimentação. Ninguém gosta de paralisação ou protestos dos caminhoneiros, no entanto, poucos conhecem a real situação dessa categoria, tanto financeira, quanto aos perigos das estradas.
Segundo a informação extraoficial de alguns proprietários e condutores de caminhões, o mercado está aquecido e tem bastante transporte para a categoria, a grande preocupação continua sendo a tabela de fretes e o valor dos combustíveis que sobem com muita frequência. Os impactos de efeitos climáticos também afetam os transportadores. Veja bem que esses efeitos de climas, não são somente as enchentes e alagamentos, mas principalmente as secas que afetam diretamente a produção de grãos em todo o Brasil. Os caminhoneiros circulam por todo o Brasil transportando cargas de produtos da agricultura, mas também mercadorias.
O Brasil é muito grande e sempre tem alguma região sofrendo prejuízos climáticos. No Rio Grande do Sul recentemente tivemos uma produção inteira de soja perdida pelas estiagens, na safra anterior. Então, quando a agricultura é afetada, o transporte de mercadorias e produtos agrícolas fracassa e atinge diretamente quem transporta a produção.
Segundo a manifestação de um caminhoneiro, ele diz: “Ser caminhoneiro é gostar dessa profissão”. Nós saímos a viajar, longe de casa e da família, não imaginamos o que poderá nos acontecer no trecho, pois as nossas rodovias são muito perigosas, mas seguimos em frente na busca de sobrevivência, inclusive da nossa família.
Então, para esta data 25 de Julho, “Dia do motorista e do Colono”, todos recebam a nossa homenagem e o reconhecimento da importância destas profissões. O Jornal “Apalavra” sempre reservou o espaço desta coluna, isto a quase duas décadas, com artigos semanais, para registrar tudo que é acontecimento relacionado ao trânsito, bem como, todas as reformas da legislação dos últimos anos, Resoluções do CONTRAN, DETRAN, CONSELHO ESTADUAL DE TRÂNSITO, SECRETARIA NACIONAL DE TRÂNSITO e outras tantas de interesse dessas categorias. A regulamentação de profissões importantes como, lei dos moto táxi e outras de interesse dos transportes autônomos. Parabéns a todos pela passagem desta data e aos nossos colonos, ou produtores rurais também.
315 Visualizações, 2 Hoje