No sábado, o PP e o PSB fazem sua convenção para homologar Marcelo Ellwanger e Rodrigo Ferreira como candidatos majoritários. No domingo, é a vez do PDT, PT, MDB, PSDB, Cidadania e Solidariedade consolidarem uma coligação para manter João Luiz Vargas e Fernando Vasconcellos na Prefeitura. O super final de semana é o ponto inicial da campanha eleitoral, que efetivamente só começa dia 16 de agosto.
Vereadores
A estimativa é que São Sepé tenha 82 candidatos a vereador pleiteando as onze vagas do Poder Legislativo. A coligação PP-PSB terá 24 candidatos a vereador, a coligação PDT-PT-MDB-PSDB-Cidadania-Solidariedade terá 52 candidatos, e o partido Novo, que não apoiará ninguém para prefeito, vai entrar na disputa com 6 postulantes à Câmara. Na última eleição, em 2020, 57 pessoas concorreram a vereador. Este ano são mais de 20 a mais.
Menos voto
Pela conta dos matemáticos de eleições, cada partido tem que fazer 1100 votos para eleger um vereador pela vaga direta. Depois os partidos lutam pelas vagas da sobra. A expectativa é que, pelo andamento da carroça, a última vaga seja acessada pelo partido que conseguir fazer, entre todos seus candidatos a vereador, a soma de 750 votos.
Bancadas
Hoje têm bancadas na Câmara de Vereadores o PDT, PP, MDB, PSB e PSDB. A expectativa é que a eleição de 2024 amplie a participação dos partidos, com pelo menos sete partidos elegendo vereadores.
Espaço Físico
Em confirmando-se a ampliação do número de bancadas na Câmara de Vereadores, a próxima legislatura terá um problema físico para acomodar assessores. Isso porque, além dos assessores diretos dos vereadores, cada bancada nova também abre cargo para um assessor de bancada. O espaço físico da Câmara de Vereadores vai ficar pequeno.
PP com Lula
A aposentadoria do embaixador Mauro Vieira poderá propiciar o pretexto que o governo procura para designar um novo ministro das Relações Exteriores. O presidente Lula estaria propenso a nomear uma liderança do Congresso, “de fora” da carreira, fazendo crescer a expectativa da escolha presidente da Câmara, Arthur Lira, do PP.
Mkt
A santamariense Cuca Vicedo será a marqueteira das filmagens da campanha de Marcelo Ellwanger e Rodrigo Ferreira. A primeira peça publicitária foi divulgada nas redes sociais, em uma produção hollywoodiana, com direito a drones sobrevoando e filmando um abraço afetuoso de Marcelo e Rodrigo no viaduto. O pacote contratado com Cuca prevê filmetes semanais, com pautas apresentando os candidatos.
Bolsonaristas
O eleitor bolsonarista, mais próximo de Marcelo Ellwanger, vai ter que engolir a postura do ex-secretário da saúde em fechar tudo durante a pandemia. Na cartilha de Marcelo, nem os remates bovinos poderia acontecer, fato que gerava constrangimento na cúpula do PP, que se diz defensora da liberdade de produção e do setor primário.
329 Visualizações, 1 Hoje