Os partidos políticos estão organizando a papelada para entregar na Justiça Eleitoral. Até dia 15 de agosto tudo tem que estar no sistema, e a campanha começa dia 16. Pelo andamento das coordenações políticas dos partidos, as propagandas vão começar meio mornas, e devem aquecer só lá por setembro.
Troca Troca
A marqueteira da campanha de Marcelo Ellwanger, a santamariense Cuca Vicedo, não será mais a responsável pelas estratégias do processo eleitoral. Com experiência em produção de vídeos e de ter coordenado campanhas desde os anos 90, Cuca já produziu algumas peças publicitárias, que tendem ir ao ar a partir da próxima semana. Sem ela, a cúpula da comunicação deve ficar nas mãos dos militantes socialistas do PSB, que têm experiência em redes sociais e conhecem, por dentro, o PDT, adversário de Marcelo no pleito.
Desleal I
O governador Eduardo Leite participou, na manhã de ontem, de um ato do Movimento SOS Agro RS, que levou centenas de produtores rurais à Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. O político subiu enormemente o tom de críticas ao governo federal, chamando Lula de desleal, ao não se sensibilizar e conceder mais benefícios da União ao Estado, que precisa de dinheiro para reconstrução.
Desleal II
O vereador Matheus Leão, do PSB, tem sido o edil mais crítico contra a Prefeitura de uns meses para cá. Sempre prestigiado pelo Governo Municipal, Matheus concorreu a deputado estadual do PDT na última eleição com apoio incondicional do prefeito João Luiz Vargas e do vice Fernando Vasconcellos, além de toda a cúpula do partido, que nunca deixaram de atender as demandas diretas e políticas do vereador. Depois, para fazer carreira solo, Matheus resolveu abandonar o PDT para ingressar no PSB e apoiar o PP. Mas a lua de mel parece estar acabando. O desconforto no novo ninho durou menos tempo do que o esperado e já surgem informações de que o vereador anda reclamando que o PP não o trata bem, e age para fazer uma campanha eleitoral sem o brilho que ele espera. O início da crise se deu quando foi preterido na escolha para concorrer a vice-prefeito na chapa de Marcelo Ellwanger. O partido escolheu Rodrigo Ferreira, que fez metade dos votos de Matheus para vereador, em 2020.
Reciclagem
Uma baita política pública das Prefeituras é o investimento que se faz aos alunos na compra e distribuição de uniformes e material escolar. Em São Sepé, desde 2022 todos os alunos da rede municipal ganham um kit de roupas e materiais customizados para educação infantil e fundamental. Do ano passado para cá, a Secretaria da Educação fez um projeto que une sustentabilidade com distribuição de brindes e uniformes, o Recicle Bem. Esta semana, mais de 1.600 kits com uniformes foram entregues para os estudantes. Além disso, o programa trabalha a conscientização ambiental através de formações, palestras, ações e gincanas, até o recolhimento de garrafas pet e material plástico nas escolas.
Baita Kit
Os uniformes recebidos pelos alunos da rede pública municipal incluem tênis, camiseta manga longa, camiseta manga curta, abrigo completo com calça e jaqueta e bermuda. O valor do investimento por aluno este ano foi de R$ 360,00. Todo o enxoval de roupas é produzido com material reciclável.
Máquina
A Prefeitura motiva alunos das escolas públicas a trocarem resíduos recicláveis por tíquetes que podem ser trocados por brindes, como estojos, cadernos e chaveiros. A expectativa do impacto positivo do programa Recicle Bem está sendo mensurado pela Secretaria Municipal da Educação, já que o retorno social só vem a longo prazo.
Ruim
A condição das estradas do interior tem sido tema constante da Câmara de Vereadores. Com razão. A chuvarada destruiu bueiros, pontes e pista de rodagem e a Prefeitura não está dando conta de deixar todo trabalho em dia na velocidade que o morador do interior precisa. Além disso, a mesma chuva que destruiu estradas afetou a rua dos bairros que não tem calçamento.
1,739 Visualizações, 11 Hoje