Rodeio Estadual do Peão Solteiro agora é Patrimônio Cultural e Histórico do município

Cultura Destaque Geral Rural São Sepé

A Câmara de Vereadores de São Sepé nesta ultima quinta-feira (05), declarou o Rodeio Estadual do Peão Solteiro como Patrimonio Cultural e Histórico do município de São Sepé. O Projeto de Decreto de Lei 81/2024 é de autoria do vereador Gilvane Moreira (PP). A proposição foi aprovada por unanimidade pelos pares da Casa.

Segundo o Vereador, esse evento é único no Estado e representa não apenas uma tradição, mas também uma importante movimentação socioeconômica e financeira para a cidade de São Sepé. O Rodeio do Peão Solteiro é um momento de celebração da cultura gaúcha, reunindo pessoas de diversas comunidades e fortalecendo os laços sociais. “Faço esse reconhecimento ao Rodeio Estadual do Peão Solteiro por entender que se trata de um verdadeiro patrimônio cultural e histórico de São Sepé. É um momento de grande importância para todos nós, e tenho certeza de que essa declaração contribuirá para a preservação e valorização da nossa cultura. Que possamos continuar a promover e apoiar eventos que enaltecem a tradição gaúcha e fortalecem a identidade de São Sepé” ressalta Gilvane.

O Rodeio do Peão Solteiro como o próprio nome já diz é direcionado para laçadores, tanto como peão ou prenda, solteiras (que nunca se casou, tanto no religioso, como no civil) está em sua 31ª edição. Evento este que carrega consigo uma rica história de tradição e cultura dentro do tradicionalismo gaúcho.

No registro, atuais patrões do índio Sepé CTG Nestor e Margareth Rocha, Claudio Scherer (um dos idealizadores da 1° edição do rodeio) Marcos Dornelles e João Luís Pires atuais responsáveis pelo Departamento do Peão Solteiro que organiza o evento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *