Curiosidade
O orçamento da Secretaria de Esportes, em 2018, foi maior que 1,5 milhões, embora tenha gastado apenas 700 mil. O valor orçado é superior ao R$ 1,2 milhão destinado à Fundação Cultural, que tem recursos exclusivos dentro da Administração Municipal. O tamanho das verbas destinadas aos Esportes é resultado do trabalho e dos projetos desenvolvidos pela pasta.
Juntos e Shallow Now
Para organizar melhor as políticas públicas culturais e esportivas de São Sepé, seria adequado que a Prefeitura unisse as pautas da Secretaria de Esportes e da Fundação Cultural em uma única entidade autônoma, que poderia ter o formato – por exemplo – de uma Fundação Cultural e Esportiva. Com isso, por benefícios da legislação, o município poderia captar recursos em fontes alternativas de financiamento para as duas áreas da administração.
Em alta
A Secretaria de Esportes é uma das meninas dos olhos do Governo Léo Girardello. O resultado disso é a inserção das atividades sepeenses no cenário regional, como no caso das participações em torneios estaduais. Tudo isso se dá pelo apoio da Prefeitura a alguns grupos locais que movimentam desportistas, como é o caso do futebol de campo, por exemplo.
Bola Dentro
Conforme já escrito aqui na Palavra Afiada, o vereador Humberto Stoduto, do PP,está tramitando um projeto que autoriza a prefeitura a explorar áreas livres do ginário com venda de publicidade. Por enquanto, o foco será estudas a possibilidade de concessão de uso de painéis publicitários e seu potencial de arrecadação. Os recursos iriam para a manutenção da quadra e do campo do PAMADE, além de novos investimentos.
Na praça I
Acerta em mobilizar a comunidade o presidente da Câmara de Vereadores Paulinho Pinto, do PSB, no caso do projeto de construção da Rua Coberta no centro da cidade. Uma audiência pública, organizada pelo Legislativo, aconteceu nesta semana e envolveu, além dos vereadores, membros da secretaria de desenvolvimento econômico do município e comunidade em geral e esclareceu pontos do projeto que vai alterar a vida do centro da cidade. O estudo na prefeitura é capitaneado pelo astuto e competente secretário de desenvolvimento econômico Sandro Brum.
Na praça II
A Prefeitura deu o ponta pé inicial na licitação que vai contratar a empresa que construirá o polêmico banheiro na Praça das Mercês. A história do banheiro acende divergência e até a obra ser concluída muita fofoca e contradição vao acontecer. O investimento será de R$ 100 mil e o espaço contará também com lanchonete. Conforme a Prefeitura, a obra será entregue em dezembro.
Suspenso
O PDT Nacional suspendeu oito de seus deputados federais, incluindo Marlon Santos, líder político da vizinha Cachoeira do Sul. O gelo do partido aos deputados tem como pano de fundo a votação a favor na Reforma da Presidência. O PDT havia orientado para que os deputados votassem contra o projeto.
Preparando para 2020
O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, está se reestruturando no Rio Grande do Sul. Esta semana, a sigla manteve o novato deputado federal Nereu Crispim na presidência. A escolha de Crispin foi a partir do sucesso que ele teve na pacificação das correntes internas do partido. Em cidades médias, como Santa Maria, o partido apresentará candidatura e está na pauta dos dirifentes novas filiações, que levem candidaturas nos municípios lindeiros.
Melhorou
Pesquisa que a XP Investimentos divulgou mostra como o humor dos investidores oscilou drasticamente em relação ao presidente Jair Bolsonaro durante a tramitação da reforma da Previdência. Em maio, com incertezas rodando a aprovação da reforma em plenário, a aprovação do governo era de 14%. Após a votação favorável na Câmara, esse índice saltou para 55%, melhor resultado desde fevereiro. A mudança de percepção do mercado também foi sentida em relação ao Congresso: em maio, apenas 32% dos investidores tinham uma avaliação positiva em relação ao Legislativo. Agora, esse índice chegou a 86%. Como se sabe, a gangorra da política, em geral, é reflexo do ambiente da economia.
229 Visualizações, 2 Hoje