Na manhã de 24 de janeiro, quarta-feira, o secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, João Timótheo Machado, esteve em Bagé no Museu Dom Diogo de Souza.
O objetivo da visitação foi realizar uma pesquisa afim de buscar acervo e exposições para agregar ao Museu Lanceiros do Sul, resultando em parceria com museus da região e explorar o potencial histórico educativo dessas instituições.
Fundado em 20 de setembro de 1956, o Museu funciona desde 22 de março de 1975 no prédio da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Bagé, na Rua Emílio Guilain, 759. Pertencente à Urcamp, o local tem um acervo com mais de 2.000 obras que retratam a história de Bagé e da região, como vestuário, objetos pessoais, artigos de casa (como luminárias e louças) e móveis. Conta ainda com duas hemerotecas (coleções de jornais) e duas fototecas (contendo 15.000 fotos históricas).
“Essa parceria é bastante importante para buscarmos cursos, palestras, propostas de ensino, exposições itinerantes do acervo. Em breve será feita uma nova reunião para alicerçar a parceria entre as instituições e realizar adequações e tratativas necessárias para troca de materiais” – explicou João Thimóteo.
Texto: Jaíne Xavier
Fotos: João Machado
204 Visualizações, 1 Hoje