Palavra Afiada

Colunistas

Escola de Samba Desunidos do PP

O hit “Ciúme de Você”, lançado no carnaval de 1995, poderia ser tema da Escola de Samba Desunidos do PP. Isso porque ficou clara a mágoa do vereador Renato Rosso em não ter sido convidado para a foto que o prefeito Léo Girardello aparece com assessores encaminhando ordens para novas licitações. Pelo Facebook, o vereador cutucou o prefeito: “Acho que nessa foto poderiam estar os vereadores que tem dado sustentação ao Governo”. Guerreiro da primeira tropa, Renato Rosso acaba sempre carregando a gaita, mas nunca é convidado pra dançar os vaneirões.

 

Bloco Sumidos da Oposição

Depois da eleição de 2016, a oposição sumiu. Há quem diga que desfilaram no Bloco dos Sumidos da Oposição. Políticos do PDT e do PMDB, que apareciam demasiadamente no ano eleitoral, botaram a viola no saco e mal e mal circularam na cidade em 2017.

 

Contestando

O prefeito Léo Girardello, leitor da Palavra Afiada, questionou a informação que o degas aqui trouxe acerca dos saldos do Fundo de Aposentadoria dos Servidores Municipais. O Setor da Tesouraria da Prefeitura forneceu a Léo uma planilha que, em resumo, diz que os bons gestores do Fundão são os prefeitos do PP, incluindo seu sogro, Volney Teixeira, e o ex-prefeito Cleri Schroder.

 

Mesmo Saco

Nos dados do Fundo RPPS apresentados pelo prefeito Léo Girardello para justificar que é um gestor que multiplicada o dinheiro dos futuros aposentados, há uma dúvida que não é esclarecida nas legendas da publicação. Os valores apresentados são nominais ou já estão computados o cálculo atuarial e reajuste de cada saldo em final de mandato? Isso acaba sendo fundamental, pois, se foram indicados os saldos nominais das contas, a análise joga na mesma vala de análise os períodos em que o dólar valia R$ 1 e o salário mínimo era R$ 64,79.

 

Vasto Histórico

Na publicação em resposta ao comentário da Palavra Afiada, Léo Girardello apresenta informações de saldo de contas a partir das leis municipais 2075/1994 e 2139/1995, que criam o Fundo, no Governo de Volney Teixeira, lei 2272/1998, que extingue o Fundo, no Governo Inca Tonetto, lei 2459/2002, no Governo Júlia Vargas, que recria o Fundo, e lei 2696/2005, no Governo Cleri Schroder, que reestrutura o Fundo.

 

Bem Explicadinho

Como houve uma interrupção da existência do recolhimento do Fundo de Aposentadoria entre os anos de 1998 e 2002, já que os valores foram sacados para recuperação do parque de máquinas e pagamento da folha e 13º salário dos servidores no ano de 1997, conforme próprio texto da lei municipal 2272/1998, os saldos ficaram negativos nesse período. Já a partir de 2002, com a recriação do Fundo, e com sua reestruturação em 2005, e as aplicações financeiras fizeram seu saldo multiplicar, graças a manutenção da política de desconto e pagamento da parcela proporcional a cada servidor.

 

Graças à Deus

O carnaval de 2018 teve trânsito menos violento do que o de 2017. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, 30% a menos de acidentes ocorreram neste feriadão.

 215 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *