Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Bola de Cristal
Logo depois do degas aqui escrever, na semana passada, que São Sepé tinha que unir forças para atrair a rede de lojas Havan, um atento leitor, conhecedor da política local, contatou o colunista e apostou que o prefeito Léo Girardello saltaria na frente e chamaria todos os holofotes para si na ação, que é importante para a Prefeitura – pela geração de impostos -, e para a comunidade – pela geração de empregos. Realmente o sujeito conhece bem os bois que lavra. Mal começaram os movimentos da sociedade civil para a inclusão da região no circuito de investimentos do empresário Luciano Hang, dono da Havan, e a Prefeitura lascou na imprensa um release se colocando como a dona das negociações. Essa postura, de jactar-se em ser “Exército de Um Homem Só”, tem sido corriqueira na gestão do prefeito Léo Girardello.

Bola pros de casa
Alguns empresários locais manifestaram, pelo Facebook, que a Prefeitura deveria dar menos atenção para o pessoal de fora e mais bola pras pratas da casa. Existem dezenas de pequenos empresários em São Sepé – que atualmente geram impostos aqui – que merecem mais atenção do Poder Público.

Bola de Ouro
São Sepé merece parabenizar cada desportista da equipe de futebol de salão La Máquina pelo orgulho que estão dando para a cidade. Essa semana, em jogo histórico contra a ACBF de Carlos Barbosa, a equipe sepeense comandada por Humberto Stoduto enfrentou o time de campeões mundiais de igual para igual, empatando o jogo em cinco a cinco. Humberto, que também é secretário municipal de esportes, tem sido elogiado por gente de fora como bom político e bom gestor.

Pé de Ipê
Em um ato simbólico, o pré-candidato a governador do Estado pelo PDT Jairo Jorge virá a São Sepé no dia 21 de fevereiro, quarta-feira, para plantar uma muda de ipê amarelo. O momento será de recolher projetos e propostas para incluir no futuro Plano de Governo. Até maio, o pedetista terá percorrido as 497 cidades do Rio Grande do Sul e, em cada uma delas, terá plantado uma árvore nativa.

Juízes Dinâmicos
O competente juiz dr. Thiago Tristão Lima atuará na comarca de São Sepé somente até o início do segundo trimestre do ano. Depois, dr. Thiago passará o bastão para outros dois dinâmicos juizes, dr. Francisco Schuh Beck, que passou em primeiro lugar no concurso de juízes no RS e dra. Marcela Pereira da Silva, que vem da comarca de São Francisco de Assis. Nos últimos anos, a cidade tem contado com bons julgadores, que têm feito das tripas coração para vencer as deliberações dos mais de 13 mil processos que tramitam aqui. Com a instalação da segunda Vara Judicial e a permanência de juízes titulares, a expectativa é que os processos tramitem com mais celeridade.

Mobilização Rural
São Sepé segue sendo referência na mobilização do Setor Primário. Essa semana, a Farsul iniciou o processo de interiorização com uma reunião que contou com a participação de presidentes e diretores sindicais da região. Anfitrião do evento, o presidente do Sindicato Rural José Aurélio Silveira, que também é um dos vice-presidentes da Farsul, segue sendo citado como uma das referências do setor no Rio Grande do Sul. Tudo isso são especulações para a futura eleição da Federação.

Encontro de Mulheres
Dia 10 de março acontecerá mais um Encontro de Mulheres da Cotrisel. O evento mobiliza associadas da cooperativa e tem pautas como aposentadoria rural, religiosidade, empreendedorismo e motivação. É um excelente momento de confraternização.

 174 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *