Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Buscando em Brusque
Essa semana o prefeito Léo Girardello foi até Brusque, em Santa Catarina, conversar com o pessoal das lojas Havan sobre os possíveis investimentos que o grupo de Luciano Hang vai fazer no Rio Grande do Sul. Ele levou folderes que mostram a excelente situação geográfica da cidade. Depois da reunião, Léo enfrentou o retorno na BR-101 de ônibus, percorrendo quase 800 km nos litorais catarinenses e gaúchos.

Pra baixo e pra cima
Um relógio ponto, instalado no prédio da Secretaria de Saúde, foi motivo de polêmica entre funcionários da Prefeitura. A localização do equipamento foi alterada três vezes nas últimas semanas. Pelo jeito, parece que cada um quer estar mais perto do relógio quando o expediente acabar…

Pauta Positiva
O vereador Paulinho Nunes, do PSB, é um político de pautas coletivas. Depois da mobilidade urbana, que foi assunto das ações dele em anos anteriores, a temática agora serão os projetos ambientais. Nas últimas semanas, pelo Facebook de Paulinho, os sepeenses ficaram sabendo sobre políticas de conscientização para geração de resíduos e o custo dos serviços de saneamento em São Sepé. Pelo que se observou, diferente dos contratos “preço fechado”, a coleta de resíduos em São Sepé é por peso. Ou seja, quanto mais lixo a cidade produzir, maior será o faturamento da firma terceirizada. Talvez esse seja o motivo pelo não interesse das empresas do setor em investir na conscientização e redução da geração de resíduos.

Esburacada
O problema da infraestrutura na região não é problema exclusivo das Prefeituras, pois parte da malha rodoviária do município é de responsabilidade do Estado. Sabedor disso, o vereador do PP Gilvane Moreira foi a Porto Alegre para pedir providências quanto a manutenção da ERS 149, que liga São Sepé a Vila Nova do Sul, ali pelo Tupanci. Produtores rurais do quinto distrito querem que a Prefeitura de São Sepé assuma a responsabilidade pelo patrolamento. O problema apenas ia mudar de dono, pois o Município mal e mal consegue conservar os mais de dois mil quilômetros de estradas que têm.

Amorcegar
O PSDB quer amorcegar a pré-candidatura de Luis Carlos Heinze, do PP, a governador do Estado. Os tucanos pretendem abrir a vaga de vice do pré-candidato Eduardo Leite, além da vaga a senadora para Ana Amélia Lemos. Além disso, o PP está diante de outro impasse, que é a data da pré-convenção, porque a direção nacional tirou resolução suspendendo este tipo de encontro até o dia 7 de abril. Aliados de Michel Temer no cenário Nacional, o PP também já foi procurado para ser vice na chapa de reeleição de José Ivo Sartori.

Dança das Cadeiras
Essa semana abriu a janela para troca de partidos. Nesse período, os políticos podem trocar de sigla sem serem enquadrados na infidelidade partidária. Na situação atual da política brasileira, em que julgamentos são golpes de Estado e compra de votos pode não ser crime eleitoral, até a infidelidade é relativa.

Jogou a toalha
Léo Girardello, conforme seu porta-voz informal Luis Garcia, não vai concorrer a deputado estadual em 2018. Com isso, surge a pressão do partido para que o vice-prefeito de São Sepé, encare mais uma eleição a deputado. Nas listas de pré-candidaturas, a campanha do político sepeense do Solidariedade já aparece como certa.

 222 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *