A noite de quinta-feira (26) foi de homenagens na Câmara de Vereadores, durante a sessão solene alusiva aos 142 anos de emancipação política de São Sepé. Em plenário foram entregues quatro honrarias, através de decretos legislativos aprovados pelos vereadores: Título de Cidadão Sepeense, Medalha Sepé Tiaraju e a Medalha Diego Veiga dos Santos, para personalidades reconhecidas por suas contribuições à comunidade.
O primeiro a receber a homenagem foi o tradicionalista Luiz César Machado Mello “Banha”, que por ter nascido em Santo Ângelo/RS mas fixado residência em São Sepé, foi agraciado com o Título de Cidadão Sepeense. A proposição foi da mesa diretora da Câmara. O vereador Werther Vargas lembrou do trabalho que o homenageado desempenhou quando esteve à frente da patronagem do CTG Os Maragatos, na década de 90, e do seu trabalho pela comunidade “O Banha é uma pessoa que sempre se doou para as pessoas, sempre ajudando, é justo esse reconhecimento que nós estamos fazendo”, disse Vargas. Emocionado, Mello agradeceu o momento. “Fui adotado por esta cidade, tenho minha família aqui, sou muito grato a tudo que construí neste munícipio, mas nada se faz sozinho, sempre tive muitas pessoas junto comigo”, destacou ele.
Depois foi a vez do presidente do Conselho Pró-Segurança Pública, Eulo Juarêz Machado Ferreira, receber a Medalha Diego Veiga dos Santos, concedida a pessoas que se destacam na área de segurança pública do município. A autoria do decreto foi do vereador Renato Rosso, que é policial civil e destacou o empenho de Eulo que é presidente do conselho há 10 anos e luta para manter ativo o órgão que ajuda a Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Presídio Estadual. “É uma pessoa que trabalha de forma incansável, que busca os recursos, que há muitos anos tem ajudado os órgãos de segurança em São Sepé e se preocupa com a causa”, disse Renato. Em seu discurso, Eulo chorou ao lembrar do apoio da família e do motivo pelo qual recebeu a homenagem. “Os recursos estão escassos, encontramos dificuldades, mas não desistimos de correr atrás e manter funcionando o conselho e dando assistência aos órgãos por ele ajudados”, disse o homenageado.
Renato também entregou a Medalha Sepé Tiaraju ao presidente do Sindicato Rural de São Sepé, José Aurélio Silveira, que também é vice-presidente da Farsul/RS e agropecuarista de forte influência no estado. A homenagem da medalha é um reconhecimento as personalidades que são sepeenses e trabalham em prol do município. “O José Aurélio é um líder ruralista que se destaca no setor, que leva o nome de nossa cidade para todo o estado, que ajuda no desenvolvimento da cidade”, justificou o vereador pela entrega da distinção. Emocionado, o agropecuarista destacou o trabalho frente a entidade. “É com muito orgulho que recebo essa homenagem, tenho o apoio dos amigos, da família, das pessoas que participam do Sindicato e ajudam a fortalecer nosso trabalho”, disse o presidente. São Sepé hoje é a segunda maior praça em venda em comércio de bovinos do Rio Grande do Sul.
Por último, foi a vez do sepeense Luiz Antônio Leão “Toninho” receber das mãos do vereador Tavinho Gazen, a Medalha Sepé Tiaraju. Engenheiro mecânico formado pela UFSM, Toninho trabalhou por 32 anos na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e atualmente é responsável pela concepção do projeto da Usina Termelétrica São Sepé, o maior investimento privado do município, com início das operações marcado para agosto deste ano. “É através deste homem que o nosso município começa a sonhar com passos mais largos, através do seu sonho e conhecimento estamos prestes a ver o projeto da usina se concretizar”, disse Tavinho. O homenageado destacou o empenho do poder público para que a usina se tornasse uma realidade. “Foi uma reunião que participou meu filho e sua namorada junto com o prefeito Léo e dali saímos destinados a trazer o projeto para São Sepé e buscar investidores, é um trabalho de todos e muito em breve ela estará funcionando”, destacou o engenheiro. A usina usará 70 mil toneladas de arroz anualmente e irá gerar 58 mil megawhats de energia.
O presidente da Câmara, Janir Machado, mencionou em seu discurso os homenageados e destacou o trabalho do Legislativo. “Temos uma Câmara muito forte, que dialoga com a comunidade e através destas homenagens estamos prestando nosso reconhecimento a quem muito fez e segue fazendo por nossa sociedade”, afirmou Janir.
A ex-vereadora Shirley Amélia Pires Teixeira também foi agraciada com o título de Cidadã Sepeense, proposição do vereador Eto Vargas. Mas por motivos de saúde, alegados pela homenageada, a distinção foi entregue em cerimônia privada no gabinete da presidência, horas antes da sessão solene.
Fonte: Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de São Sepé
202 Visualizações, 1 Hoje