Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Combinando com os Russos I
O ministro da Saúde Gilberto Occhi contou que a causa da toxoplasmose em Santa Maria é a contaminação da água. A informação era segredo entre as autoridades, e não fora anunciada antes para não gerar pânico na população regional. Como o surto, em tese, não está mais aumentando, o ministro se sentiu à vontade na Rádio Gaúcha e esclareceu que a epidemia de toxoplasmose surgiu, não se sabe porque, e terminou, também sem grande explicação. O constrangimento é que o anúncio dos motivos seria feito em declaração coletiva na Prefeitura. Occhi se esqueceu de combinar com os russos.

Combinando com os Russos II
A Prefeitura de São Sepé ajustou o horário de funcionamento pelo relógio da Rússia. Nesta sexta o expediente será das 12h às 18h. O decreto nº 3.993 altera o horário de expediente de quase toda a máquina pública, deixando fora apenas serviços essenciais, além da Fundação Cultural, Casa de Cultura e Biblioteca.

Muitos anos mais
O Sindicato Rural de São Sepé sempre foi um celeiro de lideranças do agronegócio gaúcho, na defesa do produtor e da produção rural da região. Nesta semana, a entidade foi homenageada por seus 50 anos de existência. A cerimônia contou com a presença de autoridades políticas, empresariais, dirigentes da Farsul, Senar, ex-presidentes e atuais diretores do Sindicato Rural.

Atento
O presidente do Sindicato Rural, José Aurélio Silveira, tem diálogo com diferentes setores da comunidade. A participação de pessoas de outras entidades nos festejos de 50 anos do sindicato mostra o prestígio e respeito que São Sepé tem com o setor e com seus representantes.

Rota das Oliveiras
O deputado estadual Ernani Polo, do PP, quer criar uma rota de agroturismo que envolva a região que produz azeitona. O tour será chamado de Rota das Oliveiras. É uma forma de valorizar o produto, que já está plantado em mais de 3,5 mil hectares no Rio Grande do Sul.

Brizola I
Ciceroneada pelos sepenses Jucelino Santos e Jorge Pacheco, a pedetista Juliana Brizola, deputada estadual, visitou a Câmara de Vereadores esta semana. Na pauta, discussões políticas para o futuro, como as eleições de 2018 e as trapalhadas do Governo gaúcho, segundo ela cometidas por José Ivo Sartori. A deputada está em roteiro na região e busca, entre outras coisas, arregimentar militantes em sua pré-candidatura à reeleição.

Brizola II
Ontem, 21 de junho, completou 14 anos da morte de Leonel Brizola. A data coincidiu com a divulgação de pesquisa eleitoral que mostra o pedetista Ciro Gomes em terceiro na disputa à eleição presidencial. É a melhor marca do partido desde a eleição de 1989, ainda que seja apenas em enquete eleitoral.

Farra das Terceirizadas
Foi só estourar no Fantástico a reportagem que políticos indicavam funcionários para empresas terceirizadas das Prefeituras que o povo resolveu dizer que política é saco de gato. Certa hipocrisia na crítica daqueles que acham mais fácil o caminho de dar uma lambida nas botas de vereadores, secretários e prefeitos em busca de uma vaga de emprego. Pode haver um problema na reportagem, também: como as cidades citadas são pequenas, não é improvável que os selecionados sejam conhecidos e tenham suas posições pessoais e políticas convergente/divergentes das da Administração.

 259 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *