Cotidiano – Murilo V. Machado

Colunistas

Seja para acompanhar a vida alheia ou se atualizar do que acontece no mundo, verificar as redes sociais é um hábito quase obrigatório em nossa rotina. É praticamente impossível passar um dia sem dar aquela olhadinha nas fotos do Instagram ou nas novas publicações do Facebook. É fato que estes meios de comunicação influenciam diretamente nossa sociedade. Porém, as redes sociais não possuem apenas pontos positivos.
“O tempo está passando rápido”. A verdade é que não faltam opções para distrair nossa mente. Se algum dia você piscou e percebeu que havia passado horas atento às redes sociais, abra seu olho. Há muitas informações de qualidade nas redes, porém, a realidade é que buscamos distrair nossa mente absorvendo conteúdo inútil e aprendendo nada. Muitas vezes utilizamos estes mecanismos como fuga das situações rotineiras que nos encontramos. Esquecer, o que na verdade deveríamos estar enfrentando, é muito confortável para nossa mente. Porém, não nos leva a lugar algum, pelo contrário, perdemos a oportunidade de realizarmos algo produtivo em nosso dia.
Outro ponto a ser abordado aqui é o empoderamento das pessoas atrás de uma tela. Você provavelmente já presenciou alguma discussão nas redes sociais. Garanto que nenhuma delas terminou com a frase: “Eu estava errado, mudei de opinião”. Há uma necessidade extrema de autoafirmação. As pessoas precisam confirmar que sua maneira de pensar é a certa. Assim, as redes sociais se tornam campos de guerra e presenciamos discussões infinitas, podendo terminar até em ofensas pessoais.
Seja como fuga ou desabafo, precisamos estar atentos ao nosso comportamento em relação às redes sociais. Não deixe que este ambiente virtual ocupe grande parte do seu tempo. Não desperdice a oportunidade de realizar algo produtivo em seu dia. Estes meios de comunicação podem ser tóxicos, não apenas pela quantidade de conteúdos inúteis e pessoas querendo discutir o tempo todo, mas também pela influência negativa em sua saúde mental.
Busque utilizar as redes sociais com moderação. Administre seu tempo e procure absorver informações de qualidade. Aprenda algo, discuta ideias, mas receptivo com a opinião do outro também. O ambiente virtual pode contribuir muito para o seu bem-estar, utilize-o com sabedoria.

 198 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *