#DaPorteira EmDiante – Gabriel Haag

Colunistas

A SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL: UMA ENTREVISTA COM A ENFERMEIRA THAÍS RODRIGUES

Muito bom dia, amigos e amigas. Em nosso bueno bate-papo rural de hoje, recebemos a enfermeira Thaís Rodrigues, que vai abordar conosco, em uma conversa bastante explicativa, sobre saúde do trabalhador rural. Nossa convidada da semana nos conta, ainda, detalhes sobre cuidados no serviço do campo. Boa leitura!
A enfermeira Thaís começa, abordando mais sobre sua percepção com relação a saúde do trabalhador rural, hoje em dia. “A agricultura é considerada a base da economia brasileira, nesse sentido enfrentam-se desafios, dentre os quais, a problemática ambiental, social, econômica e saúde do trabalhador rural. O trabalhador durante seu serviço está sujeito a uma série de riscos de acidentes ocupacionais e agravos a sua saúde, como intoxicações e doenças do trabalho, que dependem em maior ou menor grau do tipo de atividade na lavoura e equipamento utilizado. Os riscos aos quais os trabalhadores rurais estão expostos podem ser físicos, químicos, biológicos, mecânicos, em relação a organização do trabalho, ergonômicos, ambientais e sociais”, explicou.
A seguir, nossa convidada comenta mais sobre os principais cuidados que um trabalhador do campo deve ter, para que se cuide e preserve a saúde. “É importante que o trabalhador tenha conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos, saber identificar os sinais e sintomas de intoxicação para que seja prestado ajuda o quanto antes, utilizar rotulagem e sinalização de segurança, ter hábitos higiênicos durante e após o trabalho, usar vestimentas e equipamentos de proteção pessoal, limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal”, disse.
Agora, Thaís Rodrigues fala mais sobre como se dá a atuação de um enfermeiro na manutenção de um trabalhador rural, quais os atendimentos mais requisitados, de acordo com sua opinião:”A falta de informações sobre o manuseio adequado dos agrotóxicos, a falta de condições dignas de trabalho, a carga horária excessiva e a falta de EPI’s, acabam sendo os vilões no cenário de trabalho agropecuário. Sendo a principal causa do desgaste físico e mental e consequentemente de danos e agravos à saúde. As ocorrências mais frequentes que podem acontecer são os acidentes com ferramentas manuais, com máquinas e implementos agrícolas, acidentes com animais peçonhentos, exposição a agentes infecciosos e parasitários endêmicos, exposição às radiações solares por longos período e exposição a agrotóxicos. Através de seu conhecimento e realizando pesquisas científicas, o enfermeiro, pode sim estar atuando e implementando ações de educação em saúde com palestras e/ou conversas para que sejam reduzidas as taxas desses acidentes de trabalho”, detalhou.
Ao final da entrevista, nossa convidada, enfermeira Thaís Rodrigues, deixa uma mensagem aos leitores. “A educação ambiental tem o importante papel de agregar elementos como a participação dos trabalhadores rurais. Conhecer o ambiente rural e as condições de vida e saúde do trabalhador, tornando-o protagonista das reflexões acerca da saúde individual, coletiva e ambiental, é um fator preditivo da criação de ambientes sustentáveis e saudáveis. A criação de políticas e programas que contemplem a promoção de saúde e prevenção de agravos advindos da utilização de agrotóxicos pelas instâncias governamentais é uma sugestão para proteger a saúde desses trabalhadores rurais”, finalizou.

 197 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *