Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Feira do Livro I

Os sepeenses gostam e valorizam a Feira do Livro, organizada pela Fundação Cultural e Secretaria de Educação. Na abertura do evento, esta semana, foram lembradas instituições que fortalecem o espírito de fraternidade e união da comunidade: o Sindicato Rural de São Sepé pelo aniversário de 50 anos, Escola de Samba União da Lagoa pelos 30 anos, Grupo Folclórico Calhandra, 25 anos e Polo de Educação Sepé Tiaraju, 10 anos.

 

Feira do Livro II

O convite para que o advogado Dr. Daniel Tonetto fosse o patrono da Feira do Livro de São Sepé foi uma excelente notícia. O jovem, que é reconhecido profissionalmente em todo o País, e lança-se com galhardia no universo da literatura, com obras vinculadas ao mundo do Direito: “Cinco contos sobre o submundo do crime”, lançado em 2002, “Morte, tráfico e comunidade”, de 2007, “Meu primeiro júri”, organizado com seus alunos do curso de Direito da FAPAS de 2014 e o recém lançado “Crime em família”, um romance policial inspirado nas situações que Tonetto vivenciou na militância da advocacia.

 

Festival de Dança

Começou ontem o Festival de Dança de São Sepé. O evento está inserido na Semana da Cultura e já é referência do gênero na região. Este ano, o festival chega a sua 14º edição e promete mobilizar escolas e grupos locais, como o Grupo Tio Mino, do CTG Ronda Crioula, e o Caami Folclore e Arte Nativa.

 

Melhorou

Mesmo que a cegueira eleitoral tenha afetado alguns críticos, como o degas aqui, os indicadores econômicos demonstram que a situação do País parou de piorar, no comparativo de 2017 para 2018. O retorno de ICMS de São Sepé no ano que vem, por exemplo, subirá cerca de 4,90%, acima da inflação acumulada, que conforme IPCA divulgado pelo IBGE será de cerca de 4,4% no acumulado de 2018.

 

Piorou

A expectativa de não manutenção em 2019 do índice de majoração das alíquotas de ICMS do Rio Grande do Sul, porém, é uma notícia ruim para os cofres das prefeituras. Isso porque haverá uma redução de cerca de R$ 600 milhões por ano nas receitas do Estado e R$ 200 milhões nas contas das Prefeituras. Este dinheiro é dividido proporcionalmente em função do porte dos municípios. São Sepé, por exemplo, receberia uma migalha e talvez agora receba uma parcela ainda menor.

 

No final melhorou

Como aumentará o fator de distribuição das parcelas dos impostos para os municípios, a expectativa dos analistas técnicos da Fazenda Estadual é que a possível diminuição da base do ICMS para as Prefeituras não resulte em menos dinheiro. Caso seja aprovado o projeto de manutenção das alíquotas do ICMS, daí sim, é garantido que os prefeitos contarão com mais dinheiro nos cofres públicos a partir do ano que vem. Na mesma linha, o presidente eleito Jair Bolsonaro tem repetido um mantra nas reuniões que faz com líderes políticos. O governo federal também será “menos Brasília e mais Brasil”. O recado é interpretado como um incremento no famoso Fundo de Participação dos Municípios (FMP), que garante parte do orçamento das Prefeituras.

 

Oliva Gaúcha

O Rio Grande do Sul já é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura. A safra deste ano deve produzir cerca de 70 mil litros de azeite de oliva no Estado, 15 mil litros a mais que em 2017. A área cultivada de oliveiras aumentou neste ano cerca de 30% no RS, chegando a aproximadamente 3.464 hectares. São Sepé é um dos locais do Estado mais propício para esta cultura e tem uma participação importante no cenário de produção.

 290 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *