Câmara economiza cerca de 1,5 Milhão em 2018

Ass. Imp. Câmara Geral Política São Sepé

Durante a legislatura do vereador Janir Machado como presidente da Câmara de Vereadores de São Sepé, o Legislativo Municipal em 2018 economizou cerca de 1,5 milhões de reais durante o ano, além de implantação de Leis importante como a do Plantão 24 horas para as farmácias. O ex-presidente avaliou seu mandato como enxuto com o dinheiro público e preciso com as demandas enviadas à Casa.

“Nosso principal objetivo sempre foi manter as contas em dia, ter uma gestão completamente enxuta, onde no início do mandato deixamos nos cofres da Prefeitura R$ 1.366,000,00 reais, após devolvemos mais R$ 70.000,00 reais, dinheiro que é de direito da Câmara, mas conseguimos economizar durante o ano, e deixamos nos cofres do município para ser gasto com melhorias para a cidade. Além deste valor, foi pago a compra de computadores, adquiridos ainda em 2017, mas pago em 2018”, explica o vereador.

Segundo o vereador, este valor só foi conquistado com a economia de diárias. “Como gestor consegui diminuir cerca de 80% das diárias junto aos vereadores e aos funcionários da Casa”, ressalta. Durante o ano foram feitos alguns investimentos no prédio da Câmara de Vereadores, como a implantação de câmeras de segurança, restauração e reforma do telhado, além da revisão dos ares-condicionados, serviços essenciais e que custam muito dinheiro para os órgãos públicos.

Janir Machado ainda citou algumas ideias que não conseguiu implantar na Casa, como a instalação de placas solares para a economia na energia elétrica e da informatização da Câmara de Vereadores, onde teria uma melhor comunicação entre o Legislativo e o Executivo. “Tivemos a oferta de instalar placas solares na Casa, mas na época não tivemos interesse e hoje me arrependo. Outro sonho que deixei de realizar é a implantação de um sistema de informatização, que contribuiria na comunicação entre o Legislativo e o Executivo, e economizaríamos no gasto com folhas de ofício, por exemplo”, esclarece.

O vereador ainda mencionou sobre a luta de buscar valores mais baixos entre as empresas prestadoras de serviços em São Sepé. “Tivemos muita dificuldade em conseguir preços justos para alguns serviços. As empresas imaginam que o setor público é o pote de ouro e acabam cobrando uma fortuna pelos serviços e isso não poderia acontecer. Por exemplo, teve empresa que cobrou um absurdo só para revisar o sistema de ar-condicionado, e com a metade do valor cobrado, conseguimos revisar o sistema, reformar o telhado e arrumar escoamento das águas de chuva com uma outra empresa”, reclama.

Conforme o vereador, foram implantados diversos Projetos de Lei de autoria da Mesa Diretora entre elas a implantação do Sistema de Plantão 24 horas de Farmácias e Drogarias no Município, também da autorização ao Poder Executivo à disponibilizar cascalho aos Produtores Rurais de São Sepé, além da busca por pediatra para o município.

Durante o ano foram apresentadas centenas Matérias Legislativas, que garantem a legitimidade das leis e dos atos normativos do Município. Entre os mais apontados foram os Pedidos de Providência que somaram 225 pedidos pelos Vereadores e 66 Projetos de Lei Orgânica.

Segue as Matérias Legislativas:

Emenda Aditiva – 05 matérias

Emenda Modificativa – 34 matérias

Emenda Supressiva – 05 matérias

Emenda à Lei Orgânica – 01 matéria

Indicação – 26 matérias

Moção – 17 matérias

Pedido de Informação – 38 matérias

Pedido de Providência – 225 matérias

Projeto de Decreto Legislativo – 09 matérias

Projeto de Lei Orgânica – 66 matérias

Projeto de Resolução – 06

Requerimento – 10 matérias

Subemenda – 04 matérias

Substitutivo – 01 matéria

Veto – 02 matérias

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores

 195 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *