Cartórios divulgam os nomes mais registrados no Estado do Rio Grande do Sul em 2018

Estado Geral

Arthur foi o nome mais escolhido pelos pais gaúchos no momento do registro de nascimento dos seus filhos em 2018. É o que apontam os dados compilados pelos cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Sul. Para meninas, o nome mais registrado foi Helena – aparecendo na 3ª posição do ranking estadual. Veja o ranking com os 10 nomes mais escolhidos abaixo.

Já no Brasil, Miguel, Arthur e Alice foram os três nomes mais escolhidos. Embora com os números brutos em queda em relação a 2017, os três seguem liderando o ranking nacional que, neste ano, reuniu dados de todos os 7.732 Cartórios de Registro Civil dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, que formaram uma base de mais de 2 milhões e 500 mil registros realizados até o dia 10 de dezembro.

Com a totalidade dos Estados integrados à base de dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil) foi possível ainda identificar as preferências em cada uma das cinco regiões brasileiras. Nos rankings regionais surgem variações à lista nacional, como a presença de nomes como João Miguel – o que mais cresceu em 2018 – no Norte e Nordeste, Heitor, no Centro-Oeste, Enzo Gabriel, também no Nordeste, e Helena na região Sul.

O levantamento, que usou a Central Nacional de Informações do Registro Civil como base central, identificou ainda a existência de 348.861 nomes diferentes, alguns deles com ampla variação de grafia, além dos tradicionais nomes diferentes escolhidos pelos pais. Destaque também à quantidade de nomes compostos, que representam 28,3% do total de nomes escolhidos pelos pais brasileiros.

Destaque no levantamento de 2018, João Miguel saltou da 40ª colocação em 2017 para o nono nome mais registrado neste ano, quase dobrando a quantidade de registros que era de 5.965 e passou a ser de 11.328. Já entre os nomes femininos, Maria Clara saltou da 26ª colocação em 2017 para a 16ª posição no geral, com aumento de quase 3 mil registros. O estudo identificou ainda a existência de 3.027 variações compostas para o nome Maria, 2.320 para Pedro, 1.564 para Ana, 1.488 para Enzo e 1.260 para João.

 145 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *