#DaPorteiraEmDiante – Gabriel Haag

Colunistas

Abertura da colheita do arroz: oportunidade de mais conhecimento

 

29º Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontece entre os dias 20 a 22 de fevereiro, em Pelotas, não será voltada apenas para o cultivo do arroz, a programação conta com palestras e painéis de temas que interessam aos agricultores de todos os setores e a profissionais de diversas áreas do conhecimento. Confira.

Tecnologias – além da mostra de equipamentos agrícolas e de dinâmicas com máquinas, o evento apresenta novas tecnologias. A Eirene Solutions traz para os agricultores um equipamento que proporciona uma pulverização seletiva, o Eirobot, é um veículo elétrico e autônomo que automatiza o processo de pulverização em plantações, tornando esse processo mais rápido e com menos custos para o produtor. Para entender como essas tecnologias afetam a agricultura e o produtor, um painel no Fórum de Mercado irá abordar os impactos da chamada “agricultura 4.0” e da digitalização no campo.

Saúde e Gastronomia – Como incluir o arroz de maneira mais saudável na sua alimentação? Se você não sabe, a Abertura da Colheita do Arroz é uma oportunidade para descobrir. Durante dois dias do evento, profissionais da saúde estarão oferecendo oficinas de produção de alimentos nutricionais à base de arroz, para explorar o seu uso na cozinha e assim, aumentar o consumo na região.

Economia – Um dos principais pilares da economia brasileira é a agricultura, por isso, esse tema também tem destaque no evento. Traçar um panorama do período comercial é essencial em tempos de crise e mercado difícil, e discutir a economia do arroz se faz necessária depois de tantas perdas no Estado, ocasionadas pelas chuvas.

Meteorologia  – A produção de uma safra está diretamente ligada com as mudanças climáticas, por isso, o tema é de interesse de todos os agricultores. Saber qual será o período de mais chuva, e quando será mais quente e mais frio é essencial para programar o plantio e a colheita.

Comportamento/ Administração – A atual safra de arroz foi muito afetada pelas chuvas, mas o que o produtor pode fazer contra essas adversidades que causam estragos nas lavouras? Para falar desse assunto foi convidado o jogador Tinga, ex-futebolista, que fez sua carreira na equipe gaúcha de futebol do Internacional, passando por diversos clubes no país e também atuando na Seleção Brasileira e em times internacionais. Até o final de 2017 era dirigente de futebol da equipe mineira do Cruzeiro. Ele não vai falar como controlar a chuva,  mas vem mostrar o seu exemplo de superação e mudança, incentivando o agricultor a não se vitimizar com as adversidades e continuar se reinventando para, cada vez mais, produzir melhor. (Com dados, texto e informações: assessoria de imprensa da Embrapa Clima Temperado)

 

 248 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *