Câmara realiza sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Ass. Imp. Câmara Destaque Educação Geral Nossa Gente Política Rural São Sepé

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Câmara Municipal de São Sepé, homenageou na noite da última quinta-feira, 15, durante sessão solene especial, cinco “Mulheres de Destaque” com uma placa alusiva à data e um buquê de rosas, destacando a importância da mulher no contexto social e comunitário.

As homenageadas foram indicadas pelas Comissões Parlamentares Temáticas da Câmara, receberam moções: a policial militar Camila Rauber, a professora Maria Cristina Machado Cardoso, a aposentada Elizabete Londero de Andrade, a veterinária Fernanda Costabeber e a advogada Laura da Rosa Rodrigues.

A solenidade contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara Judicial da Comarca de São Sepé, Francisco Schuh Beck e da Excelentíssima Senhora Doutora Defensora Pública da Comarca de São Sepé, Cláudia Alves Rocha, além da presença do vice-prefeito, Marco Aurélio Cunha Santos, de autoridades e comunidade em geral. O presidente da Câmara, vereador Paulo Nunes, destacou a importância da comemoração do Dia da Mulher, momento em que as atenções de toda a comunidade se voltam para as histórias de vida e de luta das mulheres de São Sepé.

A primeira homenageada da noite foi a policial militar Camila Rauber, ela foi indicada pela Comissão de Segurança Pública, presidida pelo vereador Renato Rosso, tendo como relator o vereador Eto Vargas e o secretário Antônio Carlos Araújo Pinto. Camila trabalha na SPO/SOP e no vídeo monitoramento do 2º Pelotão da Brigada Militar de São Sepé.

Logo em seguida a homenagem foi para a professora Maria Cristina Machado Cardoso, a diretora do Ciep desde o ano de 2013 recebeu a homenagem das mãos dos vereadores que compõem a Comissão de Educação e Cultura, presidente o vereador Luiz Otávio Picada Gazen, relator o vereador Eto Vargas o secretário Gilvane Moreira.

A terceira homenageada da noite, foi a senhora Elizabete Londero de Andrade. Ela que sempre atuou ativamente, participando de entidades beneficentes, sociais, culturais e relacionadas à saúde teve sua indicação pela Comissão de Saúde e Assistência Social, presidida pelo vereador Elcio Teixeira, relatora Zilca de Camargo e secretária Maria Silveira.

A indicada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Defesa do Consumidor foi a veterinária Fernanda Costabeber. Ela ao lado de seu pai e esposo conduzem a propriedade da família, a fazenda Pulquéria. Fernanda foi indicada pela Comissão que é presidida pelo vereador Lauro Ouriques, relator Janir Machado e secretário Elcio Teixeira.

Encerrando as homenageadas da noite, a advogada Laura da Rosa Rodrigues foi a indicada pela Comissão de Constituição, Justiça, Finanças e Orçamento. Laura é advogada no escritório de Tiago Freitas Advocacia, mas sua paixão é pelos animais e não mede esforços para defender a causa do município. A Comissão é presidida pela vereadora Zilca de Camargo, relator Gilvane Moreira e secretário Renato Rosso.

Defensora Pública, Claudia Alves, foi homenageada durante a sessão

A cerimônia destacou a importância da Mulher e o respeito que todos devem ter, para homenagear todas as mulheres sepeenses, a Câmara de Vereadores presenteou com buquê de rosas a defensora pública Cláudia Alves. As festividades da 18ª Semana da Mulher conta ainda com torneios esportivos de Futsal e Bocha, ação solidária no Lar do Idoso, palestras e Mateada na Praça das Mercês que será realizado neste domingo, dia 17.

 

 

Biografia das homenageadas da Semana da Mulher 2019

 Camila Rauber

Camila Rauber

Camila Rauber é natural do município de Vera Cruz/RS, nascida em 11 de maio de 1986.

Em 2005, ela prestou concurso público para a Polícia Militar do Rio Grande do Sul, tendo incluído nas fileiras da Brigada Militar no ano de 2007 na cidade de Santa Maria.

Após cursar o curso básico de Formação da Polícia Militar. Foi trabalhar na cidade de Palmeira das Missões até o ano de 2010, sendo transferida para a cidade de Estrela e posteriormente para o comandos regionais de policiamento ostensivo da cidade de Lajeado, onde trabalhou na investigação da segunda seção.

Camila casou-se no ano de 2014 com o também Policial Militar Cristian Rodrigues, vindo para a cidade de São Sepé neste mesmo ano.

Formou-se em Gestão Ambiental e hoje trabalha na SPO/SOP e no vídeomonitoramento do 2º Pelotão Da Brigada Militar de São Sepé.

 

 

Maria Cristina Machado Cardoso

Maria Cristina Machado Cardoso

Maria Cristina Machado Cardoso, nasceu em São Sepé/ RS, no dia 10 de janeiro de 1970. É filha de Aparício Machado e Teresinha de Jesus Oliveira Machado, sendo então a “caçula” de cinco irmãos:  Raulino, Alda, Osvaldo, Milton e Nair.

Aos três anos de idade, mudou-se para o interior de Formigueiro com sua família, mais precisamente para a localidade conhecida como “Faxinal da Eugênia”. Lá, tornaram-se investidores da indústria do arroz. Seu pai montou um descascador e mais tarde uma secadora do grão e sua infância se deu ao meio das cascas, dos sacos e do pó desse “ganha pão” familiar. Porém, nada impediu o brilho dessa criança que cresceu feliz, que tomava banho de chuva, andava de bicicleta e que logo absorveu as primeiras lições com seus irmãos, que sempre lhe estimularam muito.

Da primeira a quinta série, estudou na antiga Escola Municipal São João Bosco, hoje conhecida como Escola Venâncio Machado de Souza.  Nesse período viveu experiências únicas e fundamentais pra sua vida: lia, jogava, corria, se apresentava, escrevia, sorria e aprendia além das letras e dos números.  Aprendia também ali, a admirar o ofício de professor, pois teve grandes e belos mestres. As escritas com “carvão” ou pequenas sobras de giz pelas paredes dos galpões, comprovavam sua vocação.

Sem que tivesse mais possibilidades de estudos no interior, aos onze anos de idade voltou pra São Sepé, dessa vez acompanhada de dois irmãos que também vieram em busca de novas oportunidades. Passou então a residir com eles e foi matriculada na Escola Estadual Tiaraju, onde completou o ginasial.  Em seguida, optou por fazer o curso de Magistério no Colégio Madre Júlia, onde veio a formar-se no ano de 1987.  Nesta instituição fez muitos amigos e colegas de trabalho excepcionais que hoje acompanham sua jornada profissional.

Aos dezessete anos passou no vestibular pro Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, quando solidificou de vez seu compromisso com a educação e com a sociedade. Ainda acadêmica, prestou concurso para o Magistério Público Estadual e também para o Magistério Municipal de Formigueiro, tendo nesse período realizado visitação nas obras do futuro CIEP de São Sepé, onde viria a trabalhar mais tarde como professora e diretora da instituição.

Antes disso, porém, trabalhou na sua escola de origem, tendo como colegas as pessoas que lhe influenciaram no passado e como sua primeira escola em São Sepé, a Capitão Emídio Jaime de Figueiredo, em 1993. No ano seguinte, em 1994, assim que as instalações foram concluídas, foi transferida para o CIEP onde atuou nas mais diversas áreas, atendendo das crianças aos adolescentes, em diferentes modalidades. Da alfabetização, passando pelas artes, pela matemática, o português e a história. Ao longo dos anos, pode acompanhar de perto o crescimento deste educandário.

Já em 1995 foi indicada para o cargo de vice-diretora, onde teve a oportunidade de conhecer melhor a comunidade do bairro.  No ano de 2002 fez parte do Projeto de Extensão da UFSM e concluiu sua primeira especialização enfatizando o Desenvolvimento Humano.  De 2004 a 2012, atuou como vice- diretora ao lado da professora Jussara Figueiredo Fernandes com quem muito aprendeu.

Em 2013 assumiu a Direção da escola e pouco depois, em 2015 teve a indicação no Prêmio em Gestão Escolar, posicionando a escola na 12º colocação no âmbito estadual. Fortaleceu nesse período, projetos existentes e intensificou novos horizontes, como a banda, a rádio, a marcenaria, o projeto #euchegolá, os campeonatos, as celebrações, o tempo integral. Aliás, esse último, agora expandido para os estudantes do Ensino Médio, reiterando a nova proposta do MEC, estando entre as dez escolas escolhidas no Rio Grande do Sul para essa implementação. Também firmou, ao longo desses anos, parcerias importantes com a ALAS, com o Rotary Club de São Sepé, com a Brigada Militar e a Cooperativa Sicredi através do Programa União faz a Vida e na Consulta Popular, trazendo para a instituição vários equipamentos e melhorias. Em 2016 foi a primeira escola da região a ser contemplada com a verba do BIRD o que possibilitou a tão sonhada reforma na quadra escolar. Em 2018 teve a honra de conduzir as atividades alusivas aos 25 anos do CIEP, alavancando a gravação de um CD, a construção de um memorial, o plantio de árvores, entre outras celebrações.

Durante sua trajetória também teve a oportunidade de trabalhar com a juventude na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, estando à frente da Coordenação do Movimento de Cursilho e do PAEM (Pré-adolescentes em Movimento) por alguns anos.

Cristina Machado é casada com Marcos Vieira Cardoso e tem dois filhos: Marcos e Vitor. Em meados de 2019 completará a idade mínima atual necessária pra aposentadoria, tendo trabalhado por 28 anos com dedicação e amor.

Elizabete Londero de Andrade

Elisabete Londero

Elizabete Londero de Andrade nasceu em 08 de abril de 1951. É filha de Paulo Londero e Eny Kurtz Londero. Em 26 de fevereiro de 1972, casou-se com Jossias Camejo de Andrade (in memorian), com quem teve três filhos: Beatrice, Lise (casada com Luís Eduardo Soares) e Rodrigo (casado com Paula Rosana); tem dois netos: Thessaly e Enzo e uma bisneta, chamada Melina.

Elizabete ficou viúva em 23 de abril de 2010.

Hoje, tem como formação o magistério, e sempre atuou ativamente, participando de entidade beneficentes, sociais, culturais e relacionadas à saúde. Dentre elas, destaca-se a sua participação: na fundação da Liga Feminina de Combate ao Câncer, a qual continua ativa até hoje;

Conselho Municipal da Saúde, desde a sua primeira formação, primeiro representando a associação do bairro Kurtz e depois a Liga Feminina de Combate ao Câncer, onde em 2006 representou os 32 municípios da região na Conferência de Saúde, em Brasília;

É conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA;

Participou de várias patronagens de entidades tradicionalistas, entre elas, do CTG Os Maragatos e do CTG Pingo Amigo, como também da diretoria da Capela Nossa Senhora Aparecida.

Ela nos dias de hoje participa de grupos, como o de caminhada do bairro Kurtz, SESC Maturidade Ativa, grupo Remanescente e atualmente representa o município como Embaixatriz da 3° Idade.

Mesmo enfrentando um câncer de mama há 4 anos atrás, nunca parou com as atividades, sempre pronta a auxiliar e colaborar com todos que a rodeiam. Elizabete adora sair e encontrar amigos, interagindo ativamente, com muita alegria e disposição.

Fernanda Costabeber

Fernanda Costabeber

Fernanda Costabeber, é natural de Santa Maria, nascida em 24 de abril de 1991, é filha de Laise e Fernando Costabeber. Tem uma irmã, Líbera Costabeber.

Fernanda é casada com André Luis Casali e tem um filho, Luigi, de 1 mês e meio.

Ela estudou em Santa Maria no Colégio Objetivo, atual Marco Polo, mas sempre esteve presente em São Sepé. Passava finais de semana e as férias na propriedade da família, a Fazenda Pulquéria, localizada no interior do nosso município.

Essa convivência com o campo se tornou uma paixão, e a fez querer passar muito mais que férias e finais de semana. Em 2009 foi aprovada em Medicina Veterinária na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), seguindo os passos do seu pai, também veterinário.

Durante a graduação, fez estágios na área de produção animal, bovinocultura de corte e plantas forrageiras. Aproveitou o período também para experiências internacionais.  Morou 6 meses no Canadá para aperfeiçoamento do inglês, estudou um semestre na Universidad de la Republica em Montevidéu e integrou à viagem técnica promovida pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – FARSUL aos países da Austrália e Nova Zelândia, visitando fazendas a procura de novas tecnologias.

Em 2014, recebeu o prêmio Gente do Campo, na categoria jovem, durante a Expointer, promovido pela Zero Hora e pela FARSUL. Concluiu o curso em dezembro de 2014, sendo aprovada no programa de Trainee da JBS Friboi, para jovens recém-formados.

Em 2016, após um período trabalhando na JBS, em São Paulo e Mato Grosso do Sul, voltou para as suas origens, em São Sepé, para iniciar o processo de sucessão familiar na propriedade da família, ao lado do seu pai, Fernando, e do seu marido, André Casali. Em 2018 foi reportagem de capa do Jornal O Estado de São Paulo, sobre o aumento da participação das mulheres no agronegócio. Constantemente é convidada para palestras em eventos, para compartilhar um pouco da sua experiência na gestão da propriedade da família e na produção de carnes de valor agregado. Recentemente foi convidada para ingressar a diretoria do Sindicato Rural de São Sepé, e também faz parte da diretoria da Comissão Jovem da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – FARSUL. Neste ano irá concluir sua pós-graduação em Gestão de Confinamentos, pela Universidade da Pecuária, em São Paulo.

Seu sonho é ver o Rio Grande do Sul voltar a ser um importante player da pecuária nacional, com o foco nas novas tecnologias e na produção de carne de qualidade.

 

Laura da Rosa Rodrigues

Laura Rodrigues

Laura da Rosa Rodrigues, é natural de Santa Maria, nascida em 27 de Janeiro de 1987, é filha de Solange e Carlos Eduardo Rodrigues. Tem duas irmãs, Andrea e Luciana Rodrigues.

O fato de nascer na cidade vizinha, foi só um detalhe, Laura cresceu em São Sepé, onde cursou o ensino fundamental no instituto de educação Tiaraju e o ensino médio no Colégio Madre Júlia.

Em 2006 foi aprovada no curso de Direito, na UFN (Universidade Franciscana), em Santa Maria. Durante a jornada acadêmica, realizou dois estágios: o primeiro no juizado da Infância e Juventude, na Comarca de Santa Maria e o segundo, na Defensoria Pública do Estado, na Comarca de São Sepé. A conclusão do curso foi no ano de 2010, tendo obtido a aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB em 2011.

Em São Sepé, Laura atuou na Secretaria de Assistência Social, como diretora do Departamento da pasta, no ano de 2012. A experiência serviu para conhecer de perto a realidade em áreas carentes do município. No ano seguinte, em 2013, ingressou no escritório de Tiago Freitas Advocacia, onde trabalha atualmente, atuando nas áreas cíveis, previdenciárias e trabalhistas.

Laura também é secretária geral da diretoria da OAB Subseção São Sepé. No ano passado passou a integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA – fazendo parte da comissão.

Ela também desenvolve estudos e ações voltados para a doutrina espírita, na Associação Espírita Jesus Nazareno, onde integra a diretoria e ensina a doutrina para crianças de 5 a 6 anos, além do trabalho voltado à comunidade através de exposições doutrinárias e demais atividades.

Mas sua verdadeira paixão não está nos tribunais, processos ou prazos a cumprir, Laura é apaixonada pelos animais e não mede esforços para defender a causa do município. O instinto de acolher os animais de rua e tratá-los de forma digna, ganhou reforço quando em 2014 percebeu que não daria conta de fazer tudo sozinha e precisava de apoio. Recorreu então ao Facebook onde criou um grupo para reunir outras pessoas que também apoiavam a causa. O grupo ganhou força e saiu às ruas para cuidar dos animais em situações de abandono ou risco. Um importante aliado fez a diferença: o grupo da União Sepeense Protetora dos Animais, a USPA, também se engajou na causa. Desde então, a ONG foi reativada em prol de um objetivo: a clínica de castração, por entender que a castração é o único meio de terminar com o abandono de cães e gatos no município.

Em 2015, aconteceu um feito histórico: a inauguração da Clínica Municipal de Esterilização, que contou com a ajuda da comunidade que doou recursos e materiais além de uma parceria com a prefeitura. A estrutura atendeu até hoje cerca de 700 castrações por ano, além de cuidar dos animais de rua, O trabalho de Laura em prol dos animais é contínuo, não tendo hora nem dia para atender um chamado de socorro. Seu sonho é que mais pessoas e o poder público também estejam engajados na causa em defesa dos animais em São Sepé.

 

Fonte: Texto e fotos: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores

 382 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *