Formigueiro sedia Abertura Oficial da Colheita da Oliva

Destaque Estado Formigueiro Geral Região Rural São Sepé

Na tarde desta sexta-feira, 15, o município de Formigueiro sediou a 8ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva do Rio Grande do Sul. O evento acontece na propriedade do produtor rural Arno Werlang, na localidade dos Olivais da Fonte. A cerimônia oficial aconteceu 15h e com a presença do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, do secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, além do prefeito de Formigueiro, Jocelvio Cardoso, entre outras autoridades da região.

A expectativa para este ano é de uma safra recorde, que poderá chegar a mais de 160 mil litros, sendo a maior já obtida no país. Em 2018, o número chegou a 150 mil litros de óleo, 42% a mais que em 2017. No Rio Grande do Sul, maior produtor do Brasil, a área cultivada de oliveiras cresceu 30% no ano passado, chegando a aproximadamente 3.464 hectares em todo o estado, conforme dados da Secretaria de Agricultura do RS.

Em fevereiro, o governador Eduardo Leite recebeu uma comitiva no palácio Piratini que fez a entrega do convite do evento e de exemplares do azeite de oliva produzido em Formigueiro. Na oportunidade também estiveram presentes a diretoria do Instituto Brasileiro de Oliva – IBRAOLIVA – e produtores da região, que expuseram a importância de o governo investir mais na olivicultura no Rio Grande do Sul.

 

 296 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *