Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Renato Presidente
Bem costuradinho, como sempre fez seu experiente pai Bino Rosso, o vereador Renato Rosso, do PP, tende a vencer a eleição para presidência do PP sem disputa. Ainda que tenham levantado possibilidade de outras candidaturas, como da ex-vereadora Shirley Teixeira e do procurador do município Dr. Claudinho Amaral, o nome de Rosso começou a ser digerido ainda no ano passado, quando começou a aparação de arestas junto ao prefeito Léo Girardello. Com Rosso na presidência, o PP muda. Na visão do degas aqui, para melhor.

Rusga
Os vereadores Eto Vargas, do PP, e Tavinho Gazen, do PDT, não vivem bons momentos de convivência no Legislativo. As divergências nascem nos comentários dentro da sessão da Câmara de Vereadores e se estendem até as reuniões externas. O impasse advém do passado, quando ambos, no PDT, disputavam espaço político na sigla.

Vínculo
O sepeense Gilson Brenner, do DEM, ainda não conseguiu usar seu vínculo político com o Chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, para fomentar o partido em São Sepé. O gaúcho Onyx conhece e confia em Brenner. A aproximação de ambos seria importante para a cidade, uma vez que vários projetos do município dependem de recursos federais.

Simplifica I
O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, filho do Chefe da Casa Civil Onix Lorenzoni, é um político que atua nas pautas da direita. Esta semana ele apresentou um projeto para garantir liberdade econômica no Estado. O projeto cria a declaração estadual de Direitos da Liberdade Econômica, a fim de estabelecer garantias de livre mercado no âmbito do Rio Grande do Sul. A medida busca adequar a legislação gaúcha ao modelo de desburocratização e simplificação das relações entre empreendedores e o Estado, adequando os órgãos estaduais aos parâmetros estabelecidos pela MP da Liberdade Econômica, estabelecida pelo seu pai no Governo Federal.

Simplifica II
Pelo projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, algumas burocracias na Administração Pública serão facilitadas, como, por exemplo, a aprovação tácita de pedidos. Com ela, o indivíduo terá sua solicitação aprovada imediatamente caso o órgão não se pronuncie até o término do prazo pré-estipulado, como no caso de uma Licença Ambiental. Outro ponto do projeto é a liberdade para inovar. Startups ficam livres para testar novas tecnologias, sem a necessidade de enfrentar trâmites burocráticos nem de adquirir licenças especiais para experimentar produtos. Além disso, será permitido digitalizar documentos e, após a regulamentação, descartar o original. Tudo isso, reflete na presunção de boa-fé do indivíduo. Ou seja, em caso de dúvida a respeito da interpretação de Leis e normas, será acolhida aquela que mais respeitar a autonomia do indivíduo.

Time novo, time velho
A Secretaria de Esportes tem novo secretário: o experimentado desportista Júlio Rosa, o Nenê, que era adjunto da pasta até semana passada, está no lugar de Humberto Stodutto, que assumiu uma vaga no Legislativo. O time da secretaria segue o mesmo. Humberto, para ir para a Câmara de Vereadores, conseguiu manter o grupo que desempenha bem o trabalho há quase uma década na cidade.

Pró-Esporte
Como era de se esperar, Humberto Stodutto chegou na Câmara de Vereadores com dois projetos de lei que beneficiam o esporte amador na cidade. O primeiro é a Lei De Incentivo ao Esporte, em que times e grupo de jogadores poderão inscrever seus projetos para conseguir recursos a partir de incentivo da Prefeitura ou do financiamento privado. O outro é a Lei do Patrocínio, onde a Prefeitura poderá arrecadar dinheiro para a Secretaria de Esportes pela captação, junto ao comércio local, de verbas para publicidade, em espaços tanto no Ginásio quanto no Campo do Pamade. Com a transmissão de jogos pela internet e aumento de torcedores na série ouro de futsal, a idéia é arrecadar anualmente cerca de R$ 15 mil com a proposta. O dinheiro será revertido para a conservação e manutenção do Pamade.

 217 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *