Projeto leva usos e costumes da cultura gaúcha à Escolas

Geral São Sepé

“Cultura Gaúcha nas Escolas: Uma Bandeira de Luta pela Tradição” é um projeto executado pelo Departamento Cultural do CTG Os Maragatos com a finalidade de informar e apresentar à comunidade escolar, alguns aspectos da cultura gaúcha e do tradicionalismo, com a realização de oficinas de declamação, dança de salão, penteados para prendas, lidas campeiras, chimarrão, culinária, indumentária de peões e prendas, nó de lenço e também sobre a literatura gaúcha. O primeiro encontro foi realizado no dia 08 de agosto, na Escola Municipal Gabriel Brenner, no bairro Cristo Rei.

O encontro levou para as crianças o conhecimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com um breve histórico de como se formou o povo gaúcho e, por consequência o movimento. 

Brenda Rosso, uma das mentoras do projeto, contou um pouco de como foi o primeiro encontro “As crianças aprenderam como o povo gaúcho recepciona suas visitas de forma carinhosa e receptiva, foi contada a lenda do chimarrão e por fim, o encontro terminou com as crianças aprendendo a fazer o seu chimarrão, sendo um dos costumes do nosso povo gaúcho”, conta.  “A roda de conversa foi uma troca de experiências e aprendizados, onde um pouquinho da cultura gaúcha foi passada as crianças da escola”, ressalta Brenda.

O projeto prevê a realização de encontros semanais durante todo o mês de agosto, cada um trazendo um tema abordado dentro dos costumes gaúchos. Todo ano será escolhida uma escola do nosso município para nosso departamento cultural trabalhar com as crianças nossa identidade gaúcha.

“Queremos com esse projeto social, alcançar o maior número possível de crianças da nossa cidade, principalmente aquelas que talvez não tenham contato com a nossa cultura gaúcha. Pretendemos assim, levar a história do nosso Rio Grande do Sul e os costumes da nossa tradição, para que futuramente estes sejam os nossos representantes neste legado, como bem fizeram nossas antecessores”, finaliza Brenda Rosso.

 294 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *