Modernização no recolhimento de ICMS para serviços concedidos

Contato Destaque Estado Geral Política Região
Em plena era da tecnologia da informação, onde quase tudo pode ser resolvido na palma da mão com o uso de smartphones, percebemos uma necessidade de atualização das legislações tributárias do país. O sistema vigente, de recolhimento ao Estado dos impostos para serviços concedidos, como energia elétrica, telefonia, televisão de sinal fechado e outros, segue esta lógica de antes da revolução da TI. Atualmente, a maioria das notas fiscais são eletrônicas e qualquer consumidor também sabe, na hora da compra, o imposto que será pago. Se hoje, usamos o celular para várias operações, desde a simples contratação de serviços até o pagamento de contas, adaptar a arrecadação de tributos às novas realidades, onde a tecnologia encurta caminhos, se faz urgente.
Pelo atual sistema de recolhimento do ICMS nesses serviços, o valor pago pelo consumidor, contribuinte de fato, só será repassado ao Estado pela empresa concessionária do serviço público que o recebeu, posteriormente.
Isso permite que, em alguns casos, este repasse não aconteça, gerando inadimplência e, em algumas situações, ocorrendo o parcelamento do valor devido ao Estado. Assim, a sistemática atual possibilita que sejam penalizados tanto o consumidor, que indiretamente já paga o imposto quando compra os serviços concedidos, quanto o Estado, que precisa deste recurso “já pago”, para prestar, a este mesmo cidadão, seus obrigações essenciais em saúde, educação, segurança, infraestrutura e outras.
Para revisar este processo, tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 100/2019, de minha autoria, que propõe a implementação de um novo modelo. Queremos que, quando o cidadão for pagar suas contas de luz, telefone, e TV a cabo, por exemplo, o valor do ICMS seja creditado diretamente para o seu destino final, ou seja, o Estado. Com a tecnologia disponível hoje em dia, é possível seguir esta lógica, que já ocorre em outras situações.
Desta forma, garantiríamos o ingresso de receitas ao governo, permitindo que tenha condições de melhor cuidar áreas prioritárias para a população e, assim, proporcionar entregas mais rápidas e com mais eficiência à sociedade gaúcha.
Ernani Polo – Deputado Estadual PP

 199 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *