Certificado Digital e Licenciamento

Colunistas

O progresso e a era digital de tecnologias avançadas não perdoam nem aqueles que no passado não tiveram a oportunidade de aprender o funcionamento dessas novas ferramentas tecnológicas. As pessoas mais jovens e principalmente aqueles que já nasceram neste “mundo virtual”, dominam essa tecnologia com grande facilidade. Do contrário, os mais idosos, na grande maioria, ficaram órfãos e reféns fáceis de algumas explorações conjunturais da sociedade moderna.
Aos pertencentes a geração pretérita, os jovens acima de sessenta anos, hoje guardam em suas memoráveis lembranças, o apito do trem cargueiro, ou da “Maria Fumaça” se perdendo no horizonte entre as coxilhas, montanhas e planícies do Rio Grande do Sul. Quem não lembra da área das comunicações, redes dos telégrafos ou de mensageiros dos correios entregando correspondência a cavalo por todo este Rio Grande.
O velho telefone de linha era o sonho de todos nós, embora o custo altíssimo que somente poucas pessoas ou repartições públicas neste município que tinham telefones próprios. Quem não lembra de ter passado uma manhã inteirinha dentro daquele prédio da CRT, ali pertinho do módulo da Brigada Militar, aguardando o “sinal” para a funcionária plantonista ligar a um parente em Porto Alegre, lembram?
A modernização do poder público:
Tudo isto que citamos, faz parte do passado não muito distante e o progresso chegou na área da tecnologia e das comunicações. Ainda me recordo da minha profissão na Ciretran de São Sepé, trabalhando em uma surrada máquina de datilografia, preenchendo todos os certificados de registros e licenciamentos de veículos de forma manual e, hoje, quem diria que chegaríamos a esse ponto de que cada pessoa proprietária de veículo baixar em um aplicativo do DETRAN-RS e emitir o próprio licenciamento anual, pagar IPVA, certificado digital, multas e tudo mais.
Isto tudo, é o que o Detran do RS está propondo, basta fazer um cadastro e o proprietário terá acesso a todos esses serviços. O progresso é fantástico, muito embora seja injusto com algumas pessoas de mais idade e que não terão como usar essa tecnologia sem a ajuda de alguém ou despachantes de trânsito.

 224 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *