Entenda como funcionará a segunda fase de vacinação contra a Covid-19 em São Sepé

Coronavírus Destaque Geral São Sepé Saúde

No dia 20 de janeiro, o município de São Sepé recebeu 160 doses da vacina Corona Vac. Conforme recomendação da Secretaria de Saúde do Estado, essas doses foram destinadas para profissionais que trabalharam na linha de frente e tiveram contato direto com o vírus e para os idosos do asilo.
Antes de começar a vacinação no Lar do Idoso de São Sepé, a secretaria recebeu 4 casos positivos para o Corona Vírus na instituição – o que se caracteriza como um surto, pois os moradores não recebem visitas e dessa forma, todos precisaram ser testados. Após o resultado dos testes, será avaliada nova data para aplicação das vacinas.
Conforme a Coordenadora da Equipe Técnica de Epidemiologia do município, Mercedes Souza, os testados positivos terão que esperar 30 dias para receber a vacina (14 dias de isolamento + 15 dias de remissão dos sintomas). Enquanto isso, as 70 vacinas destinadas para os idosos do asilo ficarão guardadas, pois não podem ser usadas em outro público.
SEGUNDA FASE:
São Sepé recebeu na quarta-feira, 27 de janeiro, mais 190 doses da vacina, sendo 150 da Oxford e 40 da Corona Vac.
Nesse segundo momento, a Secretaria de Saúde – ainda seguindo recomendações da 4ª Coordenadoria, continuará contemplando os profissionais da linha de frente contra o vírus, sendo eles: recepcionistas, condutores, serviços gerais, cozinheiros e outros, do Hospital Santo Antônio. Após todos vacinados, passará para a equipe de atenção básica dos ESFs que ainda não receberam a primeira dose.
Ainda conforme informações da Coordenadora do município, nesse momento, os agentes de saúde não recebem a vacina.
COMO VAI FUNCIONAR:
A Secretaria de Saúde receberá uma lista dos nomes que deverão receber a vacina neste momento. Esses, quando procurarem o posto devem apresentar o cartão do SUS e Carteira de Identidade. No local, será realizada uma entrevista para avaliar a situação de saúde de cada um e também, preenchido um formulário. Após receber a primeira dose, a pessoa terá que aguardar de 15 a 20 minutos, onde será observado se não apresenta nenhuma reação.
“Diferente de outras campanhas de vacinação, na primeira fase a regional solicitou a lista dos profissionais da linha de frente. Agora, foi solicitado o número de pessoas acamadas em São Sepé. Isso tudo para garantir que cada município receba a quantia certa de doses para cada grupo preconizado nessa fase”, destacou Mercedes.
SEGUNDA DOSE:
É importante lembrar que quem recebeu a primeira dose da vacina Corona Vac, obrigatoriamente receberá a mesma na segunda dose. O mesmo vale para quem recebeu a dose da Oxford. Lembrando que a pessoa não poderá escolher qual vacina quer tomar e tão pouco, é obrigada a receber a dose – participa da campanha de vacinação quem quer.
Enquanto a imunização não chega ao restante da população – o que depende do envio de um número mais expressivo de doses pelo Ministério da Saúde, a orientação é manter os cuidados com a higiene das mãos, usar máscara de proteção e evitar aglomerações.


Fonte: A. I. Prefeitura Municipal de São Sepé

 299 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *