Projeto Jovem Aprendiz em São Sepé

Destaque Geral Rural São Sepé Sindicato Rural de São Sepé

Diretoria do Sindicato Rural busca parceria para retomar Projeto Jovem Aprendiz em São Sepé

Na manhã desta segunda-feira, 1 de fevereiro, o prefeito João Luiz Vargas; vice, Fernando Vasconcellos e a Secretária de Educação, Márcia Aires, receberam a visita da diretoria do Sindicato Rural de São Sepé. O presidente, José Aurélio Silveira e o vice, Giovane Machado buscam apoio para retomar o Projeto Jovem Aprendiz no município.

O programa que acontece em São Sepé a 5 anos, deve voltar às atividades nos primeiros dias de março com aproximadamente 50 alunos. “É importante firmar uma parceria entre o Sindicato e a Prefeitura, para criar ações em conjunto e pensar no melhor para nossa comunidade” destacou José Aurélio. Na reunião, também foram apresentados os cursos do Senar, discutido sobre as estradas do interior e a possibilidade de uma nova faculdade em São Sepé.

Sobre o Projeto Jovem Aprendiz: Separados em dois turnos, os alunos passam por 800 horas de capacitação profissionalizante. A iniciativa é oferecida gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-RS) a jovens de 14 a 24 anos que vivem no meio rural. O espaço para as aulas é cedido pelo Sindicato Rural de São Sepé. O curso é de longa duração e dividido em etapas como informática básica, gestão rural, manejo da cultura de arroz, aplicação correta e segura de defensivos agrícolas, boas práticas de manejo em bovinos de corte e colheitadeiras. Os jovens têm cotas em empresas rurais do município e região, com contratos de trabalho que apresentam todos os direitos estabelecidos em lei. Dessa forma, o programa Jovem Aprendiz facilita o ingresso dos alunos no mercado de trabalho, sem prejudicar a escolaridade formal. Recebem certificado de Qualificação Profissional de Aprendizagem Rural aqueles que tiverem frequência mínima de 80% nas aulas.

 281 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *