Farmácia Itinerante começará a circular por São Sepé a partir desta semana

Ass. Imp. Pref. Geral Política Saúde

Para melhorar a qualidade do tratamento dos pacientes que necessitam de medicamentos e atender uma demanda antiga da comunidade, a Prefeitura de São Sepé, por meio da Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta semana, o projeto Farmácia Itinerante – uma extensão das atividades da Farmácia Básica Municipal, e como o nome sugere, desloca-se de um lugar para outro no exercício de uma função específica.

Dessa forma, será possível fornecer medicamentos para pessoas acamadas de todos os pontos da cidade e interior, levando os remédios que antes só eram possíveis serem retirados na Farmácia Básica, junto ao CAS (espelhado). A lista dos nomes atendidos neste primeiro momento foi disponibilizada pelos ESFs.

“O projeto da Prefeitura Municipal de São Sepé foi baseado em projetos semelhantes desenvolvidos com sucesso em outras cidades, como São Gabriel e Passo Fundo. Este formato de assistência proporciona que os agentes da saúde desempenhem sua função de uma maneira mais eficiente, dirigida, e com maior disponibilidade de tempo para orientar os pacientes sobre o uso correto dos medicamentos, interações medicamentosas, conciliação de medicamentos e reações adversas, além de exames clínicos de baixa complexidade”, destacou o vice-prefeito Fernando Vasconcellos.

Posteriormente, a Farmácia Itinerante deverá possuir um cronograma, o qual atenderá localmente cada região do município, diminuindo o número de atendimentos na Farmácia Básica, o que proporcionará melhores condições para a assistência farmacêutica de qualidade em ambas farmácias.

No veículo, também será possível medir a pressão e realizar testes de glicose.

 620 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *