Farsul completa 94 anos

Destaque Geral Região Sindicato Rural de São Sepé

Comemoração aconteceu em formato híbrido

O dia 24 de maio, a Farsul comemorou 94 anos de sua fundação em um evento híbrido. No auditório da sede da Federação, remodelado e reinaugurado na ocasião, estavam presentes a diretoria do Sistema Farsul e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. De forma online, participaram os presidentes de Sindicatos Rurais e o presidente da Confederação Brasileira da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e diretores da entidade e do Senar Administração Central.

As celebrações iniciaram durante o dia. O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, falou aos funcionários que estão trabalhando de forma presencial. Ele destacou a importância da equipe na construção da história da Federação. Gedeão lembrou que a longevidade da entidade é resultado da credibilidade conquistada e é resultado do trabalho de todos, dando suporte às ações das diretorias que passaram pela Federação.
À noite, foi realizado o evento que iniciou com uma homenagem ao ex-presidente da Farsul, Carlos Sperotto. No local onde foi enterrada a cápsula do tempo que simbolizou o início da duplicação da sede da Farsul foi instalada uma placa comemorativa. Sperotto, que foi representado por sua viúva, Mariana, e pelos filhos Carlos Eduardo, Marlova e Rafael, foi quem começou as obras, concluídas pela atual gestão. Logo após, a diretoria executiva descerrou uma placa alusiva a conclusão da ampliação e reformulação da sede.

Na sequência, o presidente Gedeão Pereira, fez a saudação de boas-vindas aos participantes. Na sua fala, destacou o fato de o Rio Grande do Sul retomar a segunda posição nacional na produção de grãos. “E novamente, em função da coragem e investimento constante e contínuo do agricultor gaúcho, nós conquistamos essa posição”, comemorou. “Quando da cerimônia de Abertura da Colheita do Arroz, nós tivemos a oportunidade de anunciar que o agricultor gaúcho, recuperando-se da estiagem do ano passado quando colheu praticamente 40% daquilo que havia sido plantado, conseguiu se recuperar. Hoje, nós estamos colocando mais de R$ 70 bilhões na economia gaúcha”, completou.

Ele também lembrou do desenvolvimento do setor nas últimas décadas. “Se éramos importadores de alimentos, olha que orgulho temos hoje como produtores rurais. Trinta anos depois passamos a ser uma potência do agronegócio mundial. Já brigando pela primeira posição e eu acredito que nos próximos dez anos nós vamos chegar lá sem dúvida nenhuma”, afirmou. “Este é o panorama que nós temos, que estamos aqui comemorando quando completamos 94 anos. É um panorama que nos enche de orgulho, que nos enche de vontade de continuarmos crescendo”, reforçou.

O presidente da CNA, João Martins, ressaltou as características do povo gaúcho e sua influência na agropecuária nacional. “Quero dizer que vocês não estão comemorando uma expansão de sede e muito menos 94 anos da Farsul, vocês estão marcando a determinação do povo gaúcho, daquele que foi pioneiro na instalação do primeiro sindicato do Brasil e a garra, na figura do gaúcho, que é quem espalhou a agricultura moderna no país”, disse.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, agradeceu o apoio que vem recebendo da Farsul e a importância da entidade para o estado. “A Farsul, com 94 anos, certamente merece essa celebração destacada, reverenciando a memória de quem há muito tempo se dedicou a essa causa. Esta casa tem tradição, tem memória, tem passado, tem presente, mas também, sobretudo, um futuro importante do qual o estado do Rio Grande do Sul espera muito.

Todos os empreendedores merecem o nosso aplauso, especialmente aqueles que dependem do imponderável do clima, das oscilações do mercado internacional. Esses merecem especial atenção”, afirmou.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, enviou um vídeo felicitando a Federação. “Quero parabenizar por mais esta data e agradecer do fundo do coração todo o trabalho que vocês fazem para todos nós brasileiros. Afinal de contas, o nosso agronegócio é realmente a locomotiva da nossa economia”, destacou.

O evento encerrou com um brinde virtual. A Farsul enviou aos presidentes dos Sindicatos Rurais uma taça comemorativa à data. “Queremos brindar os 94 anos da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul e, apesar da pandemia, aquilo que nós temos feito pelo povo brasileiro, pelo povo gaúcho. Um brinde! Saúde e vida longa à nossa Federação, ao nosso sistema CNA e aos nossos Sindicatos Rurais”, celebrou o presidente Gedeão Pereira ao realizar o brinde.

Se fizeram presentes na reunião o Vice-presidente da Farsul e Presidente do Sindicato Rural de São Sepé, José Aurélio Silveira, e seu vice, Giovane Machado.

 445 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *