Mais transparência para o trânsito

Colunistas

Nem todas as Prefeituras divulgam com exatidão o quanto arrecadam com as multas de trânsito e o IPVA. No “portal da transparência” verificamos que a maioria dos gestores públicos não divulgam os dados referentes a arrecadação dos valores do IPVA e multas de trânsito. Além do ato da transparência de gestão pública, é muito importante a divulgação desses números, bem como, dos investimentos em sinalização, tráfego de veículos, engenharia e manutenção de rodovias e demais despesas com o trânsito.

Em São Sepé, o setor responsável pela sinalização de trânsito vem dando uma boa visibilidade quanto a sinalização de trânsito, tanto a vertical, quanto a horizontal. Enxergamos com bastante frequência as equipes de pinturas das faixas de segurança, principalmente no centro da cidade, renovando as pinturas das faixas. Sabemos que essa tinta colocada nos paralelepípedos dessa pedra granitos, na maioria das vezes, não dura mais do que uma semana, no entanto, isso é que nem o serviços da cozinheira, por natureza própria, é repetido sistematicamente.

A melhor solução para Municípios com maior disponibilidade de recursos, é colocar o asfalto nos locais destinados às faixas de segurança, a tinta adere melhor, dura muito mais e fica com maior visibilidade dos condutores e pedestres. É de se observar que alguns “quebra-molas” que surgiram no ano passado, em ruas de grande circulação de veículos nesta cidade, além de estar fora do previsto nas normas de trânsito, são do tipo que os condutores não conseguem enxergar devido ao fato de ser um verdadeiro manchão, uma lombada feita com o próprio calçamento, que acaba constituindo-se em armadilha de riscos de acidentes de trânsito.

Portanto, o trânsito tem regras, tem normas da aplicação da lei nº 9.503/97, que precisa ser cumprida pelos Órgãos Públicos, sob pena de responsabilidade administrativa. Quanto aos demais, circulando pela cidade, verificamos que nos bairros é a onde existe a maior necessidade de recuperação da sinalização de trânsito e principalmente a definição das vias preferenciais com a correspondente sinalização vertical.

Por tanto, o trânsito merece sempre a melhor atenção dos administradores públicos, porque ruas e rodovias bem sinalizadas, dão visibilidade aos condutores e pedestres e evitam acidentes. Por último, precisamos de mais campanhas educativas de trânsito, tanto para condutores, quanto pedestres e principalmente estudantes desde as séries iniciais nas escolas.

 753 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *