Pauta Mundial

Colunistas

Pauta Mundial

São Sepé é o primeiro município da região Sul, e segundo do Brasil, a declarar a emergência climática. O evento é um sinal de alerta para barrar o lobby carvoeiro que tenta construir uma mina no São Rafael. A notícia percorreu os sites do mundo ligados ao meio ambiente, e também foi pauta do jornal impresso Folha de São Paulo. A terrinha segue sendo orgulho da gente.

Mais Saúde I

A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, a contratação de mais 24 profissionais da área da saúde. Serão médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, técnicos e enfermagem e fisioterapeutas que substituirão aqueles que estão afastados da Prefeitura Municipal por motivos de saúde. Existem servidores que não aparecem desde o início da pandemia, recebendo sem trabalhar, e não trabalhando por questões de saúde física e psicológica. A ideia é que o serviço da Secretaria de Saúde seja ampliado, principalmente com o aumento da demanda por causa da mudança de hábitos relativos à pandemia. Iniciativas como a Farmácia Móvel, que leva medicamentos aos bairros e diminui aglomeração em filas, também geraram mais postos de trabalho e foram supridos pelo projeto aprovado pelos vereadores.

Mais Saúde II

O vereador Humberto Stoduto, do PP, está capitaneando a proposta de ampliação dos horários de abertura dos postos de saúde, para que não ocorram “feriadões”, como o que aconteceu na semana de Corpus Christi. Conforme Humberto, ter plantão só no hospital sobrecarrega a estrutura e o atendimento fica comprometido. Com mais profissionais da Saúde, é possível que os horários de atendimento sejam ampliados.

Turma de Santa Maria

Uma coisa que o degas aqui não concorda é que a Prefeitura adéqüe o seu funcionamento às rotinas de idas e vindas do pessoal que trabalha aqui, mas mora em Santa Maria. Agora, com horários reduzidos da Rodoviária, o maior prejudicado acaba sendo novamente o povo sepeense, pois são relatados constantes atrasos, demoras e saidinhas antes do expediente. Com isso, principalmente os profissionais da Saúde, acabam não conseguindo estar disponíveis para eventos fora do horário tradicional, como mutirões de vacinações aos finais de semana, farmácia em dois turnos e itinerante e os futuros plantões para tirar a sobrecarga de atendimentos do Hospital.

Seleção

No Projeto de Lei 036/2021, que a Câmara de Vereadores aprovou em sessão extraordinária, as 24 novas contratações emergenciais de profissionais da saúde serão feitas por seleção exclusiva, não necessariamente pelo banco gerado do último concurso municipal. Isso porque os prazos para chamar os concorrentes, que são majoritariamente de fora de São Sepé, já estão inviabilizando as contratações, que, pela natureza do chamamento, são urgentes. Ademais, imagino que um dos critérios priorizados deva ser que o futuro contratado seja morador, ou transfira residência para São Sepé. Senão os problemas de afastamento e pouca assiduidade virão a acontecer.

Livro Ponto

O vereador Marcelo Santos, do PP, fez um pedido de informação e quer ver o livro ponto dos servidores. Conforme o edil, a manifestação do prefeito João Luiz Vargas, do PDT, que os funcionários que moram em Santa Maria e trabalham em São Sepé são menos assíduos deve ser investigada. O prefeito aproveitará a sugestão do vereador para fazer uma análise do fato também.

Pelo Bem

O pensamento uníssono do vereador da oposição e do prefeito é a prova de que, pelo bem, não existe contra. Ambos, juntos, observarão as falhas que ocorrem hoje na prestação dos serviços de saúde do município, com vistas em propor melhorias na relação dos gestores e funcionários com a comunidade.

Mutirão Organizado pelas Secretarias de Infraestrutura e de Educação, com apoio do Escritório da Cidadania e do Desenvolvimento, o bairro Cristo Rei foi palco de um mutirão para conserto de casas. Funcionários voluntários, ajeitando as moradias com material de doação, da comunidade, e de uma “vaquinha” dos servidores da Prefeitura Municipal.

 1,360 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *