Sepé Tiaraju – ENEM e Vestibulares inicia suas atividades em agosto

Cultura Destaque Educação Geral São Sepé

De uma iniciativa da Fundação Afif Jorge Simões Filho em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMEd), foi criado o “Sepé Tiaraju – ENEM e Vestibulares”.

O curso preparatório gratuito para ENEM e vestibulares oferecerá a oportunidade de qualificação e preparação para as provas de ingresso ao Ensino Superior pelos estudantes, na sua maioria jovens, de São Sepé.

A cidade apesar de ser vizinha de Instituições Públicas de Ensino Superior relevantes no contexto nacional, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e possuir um polo de educação superior da UAB, não possui, hoje, nenhuma oferta de curso preparatório nesse formato e com essa estrutura que qualifique os estudantes para acessar essas instituições, nem de forma particular.

Como alternativa, muitos jovens acabavam se deslocando até Santa Maria, diariamente, ou até mesmo fixando residência por lá, em busca dessa preparação. Em meio a todo esse processo, além das questões financeiras, desgastes físicos e psicológicos, o risco de acidentes no percurso tornou-se um grande desafio para quem busca qualificação.


Diante disso, a Fundação Afif organizou junto SMEd uma equipe de voluntários qualificados que atenderão um plano pedagógico de desenvolvimento de atividades, de segunda a sexta-feira, entre os meses de agosto e novembro. As aulas, rodas de conversa, oficinas e outras atividades serão ofertadas na sala do curso, junto ao Polo de Educação Superior.

De acordo com o presidente da Fundação Afif e vice prefeito, Fernando Vasconcellos “é um grande momento no cenário da juventude e da criação de oportunidades em nossa cidade.

Pela primeira vez estamos pensando e concretizando uma ação pautada na necessidade dos nossos estudantes e criando uma opção sem custo e de qualidade, não perdendo em nada para outros cursos similares existentes em cidades vizinhas”.


Quem pode se candidatar a uma vaga?

A previsão de início das aulas é em agosto. Entretanto, esse ano, o número de vagas será reduzido em razão do contexto pandêmico.
-Terão preferência estudantes do 3º ano do Ensino Médio de 2021 e aqueles que concluíram o Ensino Médio em 2020.

80% das vagas serão para aqueles estudantes que as famílias estiverem cadastradas no NIS e 20% das vagas destinadas para estudantes que não tem o cadastro.


Quando ocorrem as inscrições?

Do dia 28 de junho até o dia 16 de julho

Onde fazer?

Estudantes do 3º ano em 2021: Serão feitas pelas direções, nas próprias escolas.

Estudantes com Ensino Médio concluído em 2020: Serão feitas mediante apresentação de documento de identidade com foto e histórico escolar, na secretaria da Fundação AFIF, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira.

Caso tenha mais candidatos do que vagas?

Será feito um sorteio público para o preenchimento das vagas e criação de uma lista de espera.

Caso sobrem vagas?

Serão abertas vagas, primeiramente, para estudantes que concluíram o Ensino Médio em anos anteriores a 2020 e posteriormente, para estudantes de 2º ano.

Termo de compromisso

Ao assinar a ficha de inscrição o estudante concordará em seguir todo plano pedagógico de acompanhamento das aulas e condutas de convivência. Observa-se que mais de 10 faltas (sem justificativa) em um mês, corridas ou intercaladas, no curso, o estudante perderá o direito a vaga e a mesma será preenchida pelo primeiro suplente.

Nossa Equipe

Coordenação Geral: Prof. Fernando Vasconcellos
Coordenação Administrativa: Profª Sofia Correa e Profª Márcia Aires
Coordenação Pedagógica: Prof. Lucas Pacheco e Profª Lucélia Brum

Disciplinas

As disciplinas serão divididas em 4 áreas, de acordo com a matriz curricular do ENEM: Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Matemática, Ciências Humanas (Geografia, Sociologia, História, Filosofia), Linguagens (Língua Portuguesa, Redação, Literatura Língua Espanhola).

Nossos professores

Biologia: Profª. Mariana Brum
Física: Prof. Lucas Pacheco
Química: Prof. Fernando Vasconcellos
Matemática: Profª. Gabrieli Gazen
Geografia/Sociologia: Profª. Lucélia Brum
História: Prof. Filipe Rios
Filosofia: Prof. Daniel Farias
Língua Portuguesa e Literatura: Prof. Clides Loreto
Redação: Profª. Luciane Brum
Língua Espanhola: Profª. Alexandra Antunes
Demais professores e acadêmicos de licenciaturas poderão se incorporar ao projeto através de oficinas e planos de atividades encaminhados à secretaria da Fundação.

Material Didático

O material didático utilizado pelos professores e estudantes foi desenvolvido pelo Pré-Universitário Popular Alternativa, programa de extensão da UFSM, em parceria com os professores voluntários e a coordenação do Sepé Tiaraju.
A partir de 02 de agosto, “Nosso alvo é a tua conquista!”

 966 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *