O dia 25 de Julho de 2021 é a data em que se comemora o “dia do Motorista” de forma geral, ou dia dos caminhoneiros, que é a categoria mais abrangente na importância do transporte de cargas. É uma data consagrada e muito festejada em todos os Municípios. Em São Sepé, tivemos um grande desfile dos caminhoneiros no domingo passado, em seus transportadores. Os caminhoneiros escolheram como o seu principal santo de proteção o São Cristóvão e assim fazem suas preces ao santo mais popular e venerado no Brasil.
A vida dos caminhoneiros é de muita luta, embora tenham o reconhecimento da população pela importância dessa profissão, pois é através deles que todos os produtos chegam nas nossas residências, em especial os da nossa alimentação. Ninguém gosta de paralisação ou protestos dos caminhoneiros, no entanto, poucos conhecem a real situação dessa categoria, tanto financeira, quanto aos perigos das estradas.
De forma objetiva, os caminhoneiros estão enfrentando no momento mais um grande desafio que é a majoração do preço do óleo e dos combustíveis em geral. O Governo Federal, que prometeu um controle de aumento de preços dos combustíveis, não conseguiu segurar e as consequências são essas, quando novamente os caminhoneiros manifestam o descontentamento e até já estudam a possibilidade de novos manifestos ou paralizações conforme vem sendo anunciado na imprensa.
Por tanto, no dia dos caminhoneiros, não há muito a comemorar no referente ao preço dos transportes, o custo operacional. Nem mesmo as “motocicletadas” do Presidente, abraços ou promessas para os caminhoneiros, tem trazido esperanças de dias melhores a esta tão importante categoria.
Então, a nossa homenagem aos caminhoneiros em geral, a nova diretoria da Coosetral na pessoa do presidente Dilson Peterini, família dos caminhoneiros, motoristas de forma abrangente, condutores, condutoras de veículos de todas as categorias, incluindo os motociclistas que no dia 27 de Julho também comemoraram a sua data de reconhecimento consagrada pelo projeto de lei do Deputado Alcides Franciscatto, em 1984.
Caminhoneiros estes, que merecidamente chegam a comemorar três datas no Estado de São Paulo, ou seja em 30 de Junho, 25 de Julho e 16 de Setembro através do previsto na lei nº 5.487 de autoria de Francisco Montoro. Parabéns a todos.
1,656 Visualizações, 1 Hoje