Polícia Civil conclui Inquérito Policial da Operação Aramado

Caçapava do Sul Geral Polícia Região

A Polícia Civil, através da DECRAB/Bagé, concluiu o Inquérito Policial da Operação Aramado e encaminhou ao Poder Judiciário na data de hoje (21/07/2021). Oito pessoas foram indiciadas por estelionato e organização criminosa.

A investigação teve início no mês de junho após a DECRAB/Bagé ter recebido uma série de ocorrências policiais que registravam crimes de estelionato. Os crimes, somados, representam um dos maiores golpes já aplicados contra a pecuária gaúcha. As ocorrências noticiavam crimes (alguns anotando prejuízos milionários para as vítimas) aplicados contra produtores rurais de vários municípios do Estado. Os crimes foram cometidos com igual forma de atuação. Os animais eram comprados pelos investigados, com prazo para pagamento, e eram pagos cheques. No momento de descontar os cheques as vítimas identificavam que os mesmos não tinham previsão de fundos.

A primeira fase da Operação Aramado foi deflagrada na data de 22/06/2021, oportunidade em que dois investigados foram presos, um no município de Porto alegre e outros no município de Caçapava do Sul. Na ocasião sete pessoas tiveram bens bloqueados pela justiça.

Avançadas as investigações, na data de 09/07/2021, foi deflagrada a segunda fase da operação Aramado, ocasião em que foram cumpridas 39 ordens judiciais, entre elas prisão de um servidor público da inspetoria veterinária do município de Formigueiro e um corretor de gado diretamente ligado ao bando. Também foram apreendidos 12.852 animais bovinos que haviam sido adquiridos dos suspeitos por 22 propriedades rurais (19 do Rio Grande do Sul, 01 de São Paulo, 01 de Mato Grosso do Sul e 01 de Tocantins). Outras cinco pessoas tiveram seus bens bloqueados.

Conforme o delegado André Mendes, titular da DECRAB/Bagé, o inquérito policial que apurou os fatos conta com bens apreendidos, que juntos, somam patrimônio estimado na ordem de cinquenta milhões de reais, bens que ficarão à disposição da justiça para eventual ressarcimento de vítimas no decorrer do andamento do processo.

 973 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *