GOLPES PELA INTERNET EM NOME DO DETRAN

Colunistas

Os golpes pela internet sobre licenciamento de veículos, expedição de Carteira Nacional de Habilitação, falsas notificações de infrações de trânsito e inclusive vendas de C.N.H., são tantas informações falsas que o Detran do RS emitiu uma nota de alerta sobre os principais golpes praticados por estelionatários. Os mais usados são:

1-Links que anunciam o programa “C.N.H. Social” no Rio Grande do Sul. Isso não é verdade, nem tem previsão da nova edição do programa sobre a Carteira Nacional de Habilitação Social do RS.

2-Possibilidade de compra da C.N.H., sem passar por um processo de habilitação, autoescola etc. Isso não é verdade, mas vem sendo anunciado nas redes sociais pelos estelionatários.

3-Sites e e-mails falsos: Há sites muito parecidos com os do Detran/RS e e-mails até com o logotipo do Detran, que oferecem links para o pagamento de multas, geração de boletos e outras informações. Através desses canais, golpistas podem roubar dados na hora do login e ainda induzir ao pagamento de multas e taxas fictícias. O Detran informa que não envia esse tipo de informação e que a central de serviços do Detran utiliza o login de segurança do portal gov.br.

4-Notícias falsas sobre a suspensão das provas de habilitação: Isso não é verdade, as datas e provas continuam sendo feitas normalmente, apenas com algumas restrições em obediência aos protocolos de saúde devido a pandemia. A renovação da C.N.H. segue normalmente os prazos estabelecidos nos C.F.Cs. (Embora a existência de uma suspensão de prazos pelo CONTRAN)

5-Falsos leilões de veículos: O Detran não utiliza de perfis/páginas de redes sociais para esse tipo de leilão, tampouco aplicativos de mensagens, para ofertar veículos em leilões. Observa que nenhum CRVA do RS se envolve em processos de leilões, ou exclusividade de serviços de registros de veículos. Orientação: Nunca negociar veículo com alguém que se diz vinculado ao Detran. Não faça a antecipação de depósitos ou transferências bancárias. Os leilões do Detran acontecem unicamente através dos sites oficiais dos leiloeiros do Detran e o pagamento do leilão se dá através das guias de arrecadação próprias (GAD-L) quitadas na rede bancária ou conveniadas. Obs: O Detran não envia e-mails sobre notificações de trânsito, todas as notificações de penalidades é através de correspondência com AR, ou pelo aplicativo cadastrado do usuário.

Essas são as cinco dicas importantes que o Detran RS orienta a população. Agora só falta a prisão dos estelionatários.

 1,502 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *