SETEMBRO AMARELO

Colunistas

Interessante essa chamativa colorida dos meses de cada ano e a simbologia para as campanhas educativas de prevenção das doenças. Essas campanhas acontecem com a participação direta do Conselho Federal de Medicina, Ministério da Saúde e a parceria com os meios de comunicação. A população já conhece aquelas campanhas que estão na mídia a mais tempo como, o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, o Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, o Maio Amarelo, de prevenção aos acidentes de trânsito, o Dezembro Vermelho, de prevenção a AIDS e os demais.

Todas estas campanhas de conscientização, são previamente planejadas, inclusive com a produção de material institucional de divulgação. A imprensa tem um papel fundamental de divulgação dessas campanhas.

O Setembro Amarelo, que anteriormente era denominado Setembro Verde, agora vem com essa denominação escolhida pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Conselho Federal de Medicina, para estabelecer como meta a incorporação do dia 10 de Setembro, que é oficialmente o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio” às campanhas do Setembro Amarelo, como forma de chamamento a população brasileira a esse grave problema de depressão de algumas pessoas e as tentativas de suicídios.

No Brasil, são registrados em torno de 13 mil suicídios por ano. No mundo, cruza de um milhão de suicídios, fora as formas de tentativas. Segundo os especialistas, é muito triste essa realidade que se agravou com toda essa pandemia. A maior parte é relacionada aos transtornos mentais e o problema da depressão, 96,8%.

É com essa finalidade, que as campanhas educativas durante a “Semana Nacional do Trânsito” deste mês de Setembro, entre os dias 18 à 25, devem simultaneamente trabalhar os dois temas, Semana Nacional do Trânsito e de conscientização sobre o grave problema do suicídio,  com orientação a Comunidade para ficar atenta às pessoas com depressão que necessitam de socorro médico.

A ideia da Comissão organizadora, é que pontos turísticos e monumentos, sejam condecorados com as cores do Setembro Amarelo para chamar a atenção da Sociedade. Alertam os especialistas, que a depressão está presente entre os jovens também, não só nas pessoas de mais idade. Com esse problema da pandemia, muita gente mergulhou no estado de depressão e de dependência de tratamentos antidepressivos que, a curto prazo, poderá ser outro grande problema de saúde pública para as autoridades, em especial o Ministério da Saúde. Então, fica o nosso chamamento às autoridades, organizadores das campanhas educativas, precisamos de divulgação com transparência dessas campanhas e dos dados estatísticos.

 2,169 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *