VEM AI A “SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO”

Colunistas

Muito embora o Brasil esteja vivenciando esse grande impacto da pandemia, mas aos poucos a vida já está voltando ao normal. É dentro desta expectativa que as autoridades de trânsito estão apostando em “salvar” a Semana Nacional do Trânsito. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todos nós devemos ter com o trânsito. O Brasil, embora divulgue várias ações de campanhas educativas de trânsito, mas não consegue descer do pódio do 4º lugar em mortes do trânsito no mundo. Infelizmente ostentamos o 4º ou 5º lugar, no mundo, em relação a violência no trânsito.

Recentemente foi deflagrada a campanha mundial patrocinada pela ONU e Organização Mundial da Saúde denominada “Década de Ações”, onde, O brasil, entre os 72 Países que aderiram esse pacto, ficou lá na rabeira. Não conseguimos cumprir as metas estabelecidas pela OMS e ONU, no referente a redução do número de mortes no trânsito, portanto, continuamos ostentando esse título de País de trânsito violento.

Porquê isso acontece no Brasil?  A resposta encontramos observando a conduta diária da maioria dos condutores. Se você ainda tiver alguma dúvida disso, convide uma autoridade de trânsito e fique postado por 30 minutos em alguma esquina movimentada de sua cidade, leve uma agenda e anote todas as infrações flagradas em apenas 30 minutos nas ruas de uma cidade.

As infrações, são as mais variadas, desde condutas inadequadas como: Dirigir falando ao celular, tomando chimarrão ou cerveja, carregando criança sem a proteção e no banco dianteiro, desrespeitando a sinalização e todos os outros tipos de infrações. Raramente são abordados pela Polícia ou guardas, é isso que faz com que o Brasil esteja sempre nessa situação.

A Semana Nacional do Trânsito, vem aí com mais um tema de campanha escolhido pelo CONTRAN e Ministério das Cidades, este ano o tema é: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Ainda há tempo das autoridades de trânsito e gestores públicos salvarem esta edição da Semana Nacional de trânsito, que iniciará no dia 18 à 25 de Setembro de 2021.

Para ter sucesso esta campanha da Semana Nacional de Trânsito, é necessário que os meios de comunicação (a imprensa em geral) apoiem estas campanhas educativas de trânsito. As pessoas em geral precisam apoiar, as escolas também tem esse papel fundamental na educação e conscientização para o trânsito, um trânsito de respeito entre pedestres e condutores. “O trânsito, somos todos nós, a nossa responsabilidade salva vidas”.

São Sepé, sempre demonstrou interesse pela Semana Nacional do Trânsito, chegamos a ter palestras simultâneas entre a Promotoria de Justiça, Comissão de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Rodoviária e o Instituto “Zero Acidentes” de Porto Alegre. “O trânsito importa sim”.  

 1,469 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *