Saúde realiza evento alusivo ao Outubro Rosa

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé Saúde

A Secretaria da Saúde de São Sepé através do PAISM – Programa de Assistência Integral das Mulheres e Liga Feminina de Combate ao Câncer, realizou na tarde desta quinta-feira, 21 de outubro, um evento alusivo ao Outubro Rosa – buscando conscientizar e orientar a comunidade sobre o tema.

A ação contou com esclarecimento e explicações de assuntos relevantes. Logo no início, o Dr Luiz Armando apresentou a nova carteirinha de gestantes e como ela funcionará nos procedimentos de testes rápidos, partos e serviços oferecidos.

Conforme a Secretária Carla Pinto, os municípios só podem receber verba do estado para parto se possuir mais de 250 partos por ano. Como São Sepé não apresenta essa demanda, os partos são encaminhados para o Hospital Universitário de Santa Maria, que possui uma estrutura segura para o nascimento.

Em um segundo momento, os presentes no Auditório da Fundação Afif receberam uma explicação sobre procedimentos, exames, critérios básicos, processo e como funciona o sistema de saúde para o tratamento ou prevenção do câncer de colo de útero.

O câncer de colo de útero é a 2° doença mais comum em mulheres de 20 a 39 anos. “O preventivo é a melhor forma de descobrir e tratar o câncer de colo de útero, pois é possível localizar lesões pré-malignas, fazendo assim a intervenção antes de gerar outras complicações. O problema mais recorrente é a não realização dos exames, pois a maioria das mulheres do município está com o preventivo atrasado ou ainda não realizado”, apontou o Dr. Luiz Armando.

Em São Sepé, através da PAISM, são criadas estratégias para obter maior alcance das mulheres do nosso município com o objetivo de alertá-las e conscientizá-las, capacitando agentes de saúde para acessar o serviço (preventivo).

Outro assunto abordado no encontro foi o Câncer de Mama – assunto que mundialmente é alertado através da Campanha Outubro Rosa. A doença é causada por multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando assim um tumor. O mesmo pode ser ocasionado por diversos fatores, como por exemplo: disfunções hormonais, ganho de peso excessivo, doenças metabólicas e até mesmo diabetes pode facilitar o surgimento de câncer.

Conforme orientado no evento, a prática de atividades físicas e realizar autoexames podem prevenir a doença. 

No próximo sábado, 23 de outubro, será o Dia D da campanha, para a realização exclusiva de preventivos e pedidos de mamografia para cobertura completa da população. A ação acontecerá em todas as unidades de Saúde (inclusive na localidade de Jazidas, das 8h30 às 14h30) e no CEO, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Informações: A. I. Prefeitura Municipal

 755 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *