Alunos da Escola Oliva se tornam vereadores por um dia

Educação Formigueiro Geral Política Região

Ocorreu nesta sexta-feira, 19, a sessão plenária especial realizada com alunos da Escola Oliva Lorentz Schumacher, que participaram do projeto vereador por um dia. Em plenário, eles apresentaram e discutiram proposições, bem como abordaram temas importantes da sociedade. 

O resultado dos trabalhos foi enviado como sugestão à Mesa Diretora da Câmara, que se comprometeu em transformar em documentos oficiais e encaminhar ao Executivo Municipal.

O objetivo do projeto, instituído pelo decreto legislativo 02/2021, é promover a relação e interação entre os alunos, de modo a proporcionar o conhecimento sobre as atividades parlamentares e as funções do Poder Legislativo municipal.

Neste ano, foram parlamentares por um dia os alunos: Presidente da Câmara, vereadora Dominique Rodrigues Ferreira (Partido Geral Formigueirense – PGF); Vice-presidente, vereador Dhyonathan Lopes Schirmann (Partido Nova Geração – PNG); Primeira Secretária, vereadora Luiza Canton Ziebell (Partido Pela Igualdade – PPI); Segunda Secretária, vereadora Gabrieli Gass da Silva (PPI); vereadora Isabelle Paula Farias (PPI); vereador Rhyan Gass Ardanaz (PGF); vereador Juliano Martins Santos (PNG); vereador Lucas Gressler Trojahn (PGF); e vereador Eliezer Vargas de Vargas (PNG).

O expediente do dia contou com as seguintes proposições:

  • Que determine ao Setor Competente a colocação e limpeza de bueiros na estrada da localidade do Mato Grande – Dhyonathan Lopes Schirmann.
  • Que determine ao Setor Competente que seja feita limpeza diariamente, nos dois turnos, nos banheiros da praça central – Rhyan Gass Ardanaz Guerra.
  • Que determine ao Setor Competente que seja realizado conserto no calçamento da Rua Sete de setembro – Juliano Mathias Santos.
  • Que determine ao Setor Competente que seja realizado o patrolamento na Rua Juca Ferreira – Dominique Rodrigues Ferreira.
  • Que determine ao Setor Competente que sejam sanados os problemas de buracos existentes antes dos quebra-molas da Vila Sabino – Isabele Paula Farias.
  • Que determine ao Setor Competente que coloque um container de lixo em frente à Escola João Isidoro Lorentz – Luiza Canton Ziebel.
  • Que determine ao Setor Competente que coloque um container de lixo em frente à Escola Oliva Lorentz Schumacher – Gabrieli Gass da Silveira.
  • Que determine ao Setor Competente a contratação de 04(quatro) médicos fixos para o município, para que o hospital atenda a demanda do município reduza o tempo de espera, junto com a elaboração de um cronograma para que o hospital tenha médicos 24 horas – Lucas Gressler Trojahn.
  • Que determine ao Setor Competente que deem aulas de finanças e empreendedorismo para pequenos agricultores, microempresários e aqueles que pretendem abrir uma microempresa –
    Eliezer Vargas de Vargas.

A Mesa Diretora Mirim apresentou, ainda, um Anteprojeto de Lei que visa instituir jogos escolares no âmbito do município de Formigueiro, buscando apoio junto Poder Executivo para incentivar atividades esportivas pela integração entre escolas da rede municipal e estadual de jogos escolares com a finalidade de melhorar da qualidade de vida do aluno.

Nas comunicações gerais os vereadores abordaram alguns assuntos importantes, entre eles, meio ambiente, racismo, privacidade na internet, formação profissional, direitos humanos, container de lixo, mulher no mercado de trabalho, inclusão social, ética e solidariedade.

 347 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *