Festival de Dança

Colunistas

Ninguém quer saber das eleições

Levantamento do Paraná Pesquisas desta semana revela que 51,5% dos brasileiros têm pouco (23,8%) ou nenhum (27,7%) interesse nas eleições do ano que vem. Apenas 12,6% têm algum interesse e outros 33,6% dizem ter “muito interesse” no pleito de 2022. O instituto realizou 2.020 entrevistas pessoais de eleitores de 164 municípios em 26 estados e no Distrito Federal, entre 15 e 19 de novembro.


Ninho Tucano

Embora seja simpático nas redes sociais, o governador Eduardo Leite é autoritário, conforme relato da ex-governadora Yeda Crusius, que afirmou que a linha de trabalho de Leite é a mesma de Marchezan Júnior, sem muito espaço para o diálogo. Por esses motivos, Yeda apoia João Dória nas atrapalhadas prévias do PSDB. Pelo que parece, Eduardo Leite sairá das prévias politicamente menor do que entrou, já que entrou no baile de cobras sem perneira, como se diz por aqui. É possível que o clima de guerrilha dentro do partido oportunize uma desfiliação de Leite. O rumo seria o União Brasil, partido da fusão entre DEM e PSL, que será presidido no Rio Grande do Sul pelo ex-deputado Luiz Carlos Busato.


Vai lá e Vota

Está acontecendo, até o dia 30 de novembro, a votação da Consulta Popular. O programa definirá os projetos que vão acelerar o desenvolvimento da região. Na Câmara de Vereadores, a votação estará disponível para quem desejar participar do processo com todo auxílio necessário para o voto. Mais de mil ideias foram enviadas e, neste ano, serão trinta milhões de reais investidos nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, os Coredes. O presidente da Câmara, Rodrigo Ferreira, e o assessor da Prefeitura Claudiocir Ferreira, são os grandes mobilizadores da Consulta Popular em São Sepé, há muitos anos.


Festival de Dança

Um dos eventos mais esperados do ano, paralisado desde 2020 em função da pandemia, o XVII Festival de Dança está acontecendo desde ontem à noite no Ginásio de Esportes. Criado nos primeiros anos do Governo de Cleri Schroder, com a proposta desenhada pela ex-secretária de Educação Paula Machado, com o trabalho da ex-presidente da Fundação Afif Jorge Simões Filho Lourdes Osório, o Festival sobrevive, independente de quem esteja à frente da Prefeitura e das Secretarias, porque é uma política pública boa. Sem dúvida nenhuma, a proposta de envolver a juventude em arte, cultura e educação é a melhor ferramenta de desenvolvimento.


Cortados de Alça de Gaita

O vice-prefeito Fernando Vasconcellos e a secretária da Educação Márcia Aires, cortados de alça de gaita depois de dezenas de eventos da Prefeitura em novembro, fecham o mês da cultura com o Festival de Dança, que já iniciou ontem como um sucesso. Depois disso, tudo se abre para o Natal, que está iluminando e colorindo as ruas da cidade e a Praça das Mercês. Quando apagarem-se as luzes de Natal, virão os preparativos para o Carnaval e, posteriormente, o reinício das aulas e eventos de aniversário do município. Pelo que parece, a dupla só conseguirá descansar no meio do próximo ano.


Dança das Cadeiras

Com a filiação de Onyx Lorenzoni ao PL, o sepeense Gilson Brenner tende a sair do DEM – que vai virar União Brasil – e migrar para o Partido Liberal. A sigla abrigará Jair Bolsonaro e sua turma. No Rio Grande do Sul, o partido é dirigido por Giovani Cherini e coordenados regionalmente pelo prefeito de São Gabriel Rossano Gonçalves, ambos oriundos do PDT.


Longevidade

Ainda que o Brasil tenha perdido mais de 600 mil vidas pelo coronavírus, a expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram publicados ontem no Diário Oficial da União. Para os nascidos em 2019, a expectativa era viver, em média, até 76,6 anos. Em cinco anos, a expectativa de vida subiu 1,3 ano, enquanto em dez anos houve um crescimento de 3,3 anos.

 1,317 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *