Secretário de Agricultura de Formigueiro participa de evento em São Borja

Formigueiro Geral Região

Idélio Foletto participa de evento em São Borja que reuniu 200 gestores do Estado.

A edição especial do evento promovido pela Famurs recebe apoio da Prefeitura Municipal, do Consema/RS, da Emater e patrocínio do Sicredi

A Famurs realizou na tarde de ontem a abertura do 28º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS. A edição especial, realizada em São Borja nos dias 18 e 19 de novembro, contou com a presença cerca de 200 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, técnicos e vereadores.

O evento teve como objetivo atualizar e gerar novos conhecimentos aos gestores do agronegócio e tratou de temas como avanços do agro e ambientais, boas práticas municipalistas, registro de marcas e sinais e o combate ao abigeato, novas políticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e as ações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS) no agronegócio.

A abertura do evento contou com a participação do presidente da entidade e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; do presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Consema/RS), Rafael Jacques de Oliveira; do presidente da Câmara de Vereadores de São Borja, José Luiz Rodrigues Machado; do auditor fiscal federal agropecuário do MAPA, Roberto Lucena; e representando o senador Luiz Carlos Heinze, a presidente do PP/São Borja, Caroline Aquino.

Bonotto destacou que passamos por um período delicado, com inúmeros desafios para a gestão municipal e para a sociedade, mas que o setor do agro não parou. “No desafio de continuar produzindo o alimento e o sustendo para o nosso país, a agricultura não parou, as administrações municipais não pararam. Nós estávamos lá fazendo frente às demandas do dia a dia e fazendo com que a pujança do nosso estado e dos nossos municípios continuassem firme e forte para gerar riqueza, emprego e renda”, declarou o presidente.

Em sua fala, Bonotto afirmou que o desafio do seminário é de que os gestores tenham um olhar diferenciado, compartilhem as boas práticas para melhorar o trabalho, seja na produção de grãos ou da criação de animais, mas fazendo a diferença na vida do cidadão, do pequeno, médio e grande produtor, das agroindústrias que precisam ser potencializadas.

O presidente do Consema, Rafael Jacques destacou a descentralização e importância de a interiorização ser realizada na Fronteira Oeste e afirmou que, mesmo diante dos desafios, é muito gratificante ver um auditório repleto de gestores interessados em aprender mais. 

O vereador José Luiz afirmou que São Borja está de portas abertas para debater um assunto tão importante e que um evento com tal proporção trará resultados satisfatórios, diante de tantas contribuições.

Em nome do senador Luiz Carlos Heinze, Caronline Aquino falou que a agricultura sempre foi uma das principais bandeiras do senador, que em seus mandatos como deputado federal foi trabalhado e buscado melhorias para os municípios na área da agricultura. Destacou também a força do campo e do agro, que não parou em momento algum durante a pandemia.

O auditor fiscal Roberto Lucena afirmou que este é um evento muito importante de participar, principalmente para apresentar programas e projetos que muitas vezes ficam restritos e tem pouca visibilidade, além de ser um espaço para contribuições, fomento e troca de conhecimento.

Painéis

No primeiro dia do seminário, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São Borja, Odacir Decol, apresentou dados do avanço do agro no município e o representante da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul (SFA/RS) abordou as novas políticas do MAPA para o setor.

Cases de boas práticas municipalistas no agro foram o tema do primeiro painel da tarde. O prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, trouxe o case do DNA Empreendedor. Vinculado ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Panambi 2030, o projeto tem como objetivo incentivar e promover o desenvolvimento local, além de proporcionar um cenário de estímulo ao empreendedorismo no município, através de um conjunto de ações a serem realizadas pelos diversos setores do Executivo Municipal. O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, apresentou o programa Protetor das Águas. Com início em 2011, o projeto incentiva produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação de água e solo, atuando em toda a área da Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Andréas.  Além das 63 famílias que já integram o programa, a expectativa é que 40 novos produtores rurais façam a adesão no próximo ano. Já o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda falou sobre os programas para potencializar o agro e o retorno de ICMS no seu município.

O primeiro dia do encontro encerrou com a palestra “A desburocratização e os avanços ambientais”, realizado pela diretora-presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann.

A manhã de sexta-feira iniciou com a palestra “Registro de Marcas e Sinais online como ferramenta de combate ao abigeato”. Participaram do painel o vereador de Dom Pedrito e inspetor de Polícia na DECRAB/Bagé, Patrício Jardim Antunes; o vereador de São Borja, Edson Damião Ribas; e os vereadores de Quaraí, Maurício Mera de Castro e Mario Augusto Teixeira de Souza. Na oportunidade, o presidente e prefeito Bonotto assinou a lei municipal que cria em São Borja a Política Municipal de Marcas e Sinais através da modernização, atualização e digitalização.

O presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, aproveitou a oportunidade para explanar sobre como usar o planejamento como ferramenta de sucesso. Na sequência, o gerente de agência do Sicredi/São Borja, Juliano Trindade Martins, falou sobre as ações da instituição.

Por fim, o evento encerrou com o painel sobre as ações da Secretaria da Agricultura para o agronegócio. O painel contou com a participação do chefe de gabinete Erli Teixeira; do diretor do Departamento de Agricultura Familiar, Flávio Smaniotto; e do chefe de divisão Ricardo Nuncio.

Fonte: FAMURS

Foto Marcos Bassan

 534 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *