Crescimento de Zilca
A vereadora Zilca Camargo, do PDT, foi eleita presidente da Câmara de Vereadores de São Sepé com 10 votos, quase unanimidade. Ela encabeçou uma chapa de consenso. Com espírito conciliador, Zilca – que é educadora e mobilizadora social – será uma excelente presidente. O bom trabalho de Rodrigo Ferreira, do PSB, neste primeiro ano, abre caminho para que ela consiga construir seu mandato.
Mais uma vez
Essa é a enésima vez que a Prefeitura de São Sepé tenta resolver o problema das enchentes na estrada que cruza os Passinhos, no Terceiro Distrito. Nas últimas décadas, foram dezenas de cargas de terra, desassoreamento e muita dor de cabeça para os moradores da região, que enfrentam a obstrução da via quando o córrego transborda. No início do ano, o secretário da Infraestrutura Leopoldo Farias havia tentado resolver o problema limpando as margens do curso d’água, mas quando a chuva vem mais forte, a água acaba alagando a estrada. Esta semana, a Prefeitura tenta sua definitiva solução: a construção de um aterro que eleve o nível da estrada no trecho de 400 metros que gera o alagamento. Obra de grande repercussão, deve ser a solução definitiva para o problema. É esperar para ver se dará resultado.
Nota Mil
O líder do governo Tavinho Gazen, do PDT, tem gabaritado no que se propõe. Em 2021, todos os projetos propostos pelo Executivo foram aprovados. Esse é o termômetro do bom trabalho. Com experiência de seis mandatos na Câmara, Tavinho administra conflitos, encaminha pedidos da oposição e presta esclarecimentos. É, sem dúvida, um grande trunfo do Governo Municipal.
Polêmica I
O presidente da Câmara de Vereadores de Formigueiro, Pablo Milani, coloca em votação na próxima semana um projeto polêmico: a redução dos salários dos vereadores para R$ 1.400,00. Essa redução é de quase 50%. A lei só passa a valer para a próxima eleição.
Polêmica II
O vereador formigueirense que propõe cortar o salário dos membros do Poder Legislativo pela metade prometeu isso na campanha. Está, de certa forma, cumprindo a promessa. Conforme a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara de Formigueiro, a matéria deve ser de autoria da Mesa Diretora. O vereador teve o apoio dos colegas Cristiano Cassol, Gustavo Oliveira e Frank Bordignon para protocolar o projeto nº 05/2021. As comissões emitiram parecer favorável e o mesmo vai para discussão e votação.
Polêmica III
O degas aqui sempre apareceu na cena política de forma voluntária, militando em partido político, sindicatos, associações e grupos de discussão sem receber nenhum pila. Meu avô, por exemplo, de quem herdei o nome, foi vereador na época que a atividade era voluntária. Bem verdade, todas as coisas que faço de forma voluntária são feitas no tempo que sobra, sem prioridade. Por isso que entendo ser correto remunerar (e bem) quem se dedica às demandas da população. Pelo que vejo e conheço, os projetos que achatam salários são mais demagógicos do que pedagógicos. Podem anotar: o caminho de melhorar a política não é desvalorizar os vereadores.
Que baita programação
A programação do Natal, em São Sepé, está show de bola, tanto da Prefeitura quanto das empresas locais. É a melhor agenda de eventos dos últimos anos e uma das mais elogiadas da região. Une cultura, esportes e ações sociais. Sem dúvidas, a equipe da Fundação Afif Jorge Simões Filho, capitaneada pelo dinâmico Fernando Vasconcellos, está fazendo de tudo para retomar a felicidade da comunidade nesses tempos de arrefecimento da pandemia.
Confundi as bolas
Na Palavra Afiada da semana passada, o degas aqui confundiu as bolas. O puxão de orelha veio pelos leitores. Equivocadamente disse que a Av. Idelfonso de Moraes havia sido rebatizada de Estrada Danúbio Gazen, o que não é verdade. O projeto de lei que homenageou Danúbio Gazen com o nome de uma estrada indica que a via começa quando termina a Av. Idelfonso de Moraes, em frente do Clube Iguaçu. Errei, também, em confundir Danúbio com Daia Gazen. Todos bons homens, que merecem homenagens.
4,316 Visualizações, 1 Hoje