Juntos salvamos vidas

Colunistas Geral Informativo

A campanha de conscientização do chamado “Maio Amarelo” deste ano é bem sugestiva, pois a Sociedade unida faz a diferença. O mesmo que aconteceu neste período de enfrentamento da pandemia, em que a Sociedade se conscientizou e passou a usar máscaras, mantendo o distanciamento social, sem sair de casa na maioria das vezes, este chamamento de conscientização para reduzir o número de mortes no trânsito é também de relevante importância para todos os Brasileiros.
Já estamos na 9ª edição do “Maio Amarelo”, que é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde, através de uma de suas Resoluções, sugerindo aos Países que firmaram acordos de cooperação, entre eles o Brasil, para que estimulem estas campanhas em defesa da vida. Essa campanha tem como objetivo chamar a atenção para o alto número de acidentes de trânsito com mortes violentas nas nossas rodovias brasileiras.
Durante a pandemia, as fiscalizações de trânsito ficaram muito prejudicadas, foi exatamente entre o final do ano de 2021 e agora este semestre de 2022, que houve um aumento preocupante de acidentes de trânsito com mortes em todo o Brasil. As estatísticas e relatórios das Polícias Rodoviárias comprovam isso. O número de condutores sendo flagrados dirigindo embriagados é preocupante, mas tudo isto vem ocorrendo porque as Polícias de fiscalização estão abordando um número maior de veículos em circulação, quanto mais abordagens maior será o número de condutores flagrados em estado de embriaguez.
A importância do Maio Amarelo, é conscientizar principalmente as famílias os motoristas do núcleo familiar, parentes e amigos tomem essa decisão “Se beber, não dirijam”, tenham essa responsabilidade, este respeito com a sua própria vida e de outras pessoas no trânsito.
Outro fator, que foi incluído este ano na campanha de conscientização do trânsito, é a situação de fazer uso do aparelho celular enquanto dirige. Esta situação é tão perigosa que já matou um número muito próximo ao dos condutores embriagados. As pessoas ainda não tem a exata noção do quanto é perigoso usar o aparelho enquanto dirigem, esta situação está matando ocupantes de veículos, não só condutores, mas muitas vezes a família inteira. As pessoas, muito mais os condutores não estão levando a sério esse real perigo, muitos não terão tempo nem de refletir, dependendo da gravidade do acidente.
Então, aí está o Maio Amarelo para a união e conscientização de todos os atores da Sociedade, precisamos abraçar essa ideia e, mais do que isto, fazer a coisa certa, corrigir estes erros e prevenir os acidentes violentos no trânsito, é importante que a Sociedade denuncie os alcoólatras que insistem em dirigir embriagados, isso é de extrema importância segundo os diretores o Instituto Observatório do Trânsito. Liguem para o telefone 190.

 5,163 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *