Palavra Afiada

Colunistas Geral São Sepé

Felicidades
São Sepé faz aniversário hoje e a Prefeitura organizou uma super programação que envolve bairros, dança, cultura e inaugurações. As homenagens também vieram dos vereadores, que além da sessão solene, prepararam parabenizações e outorga de comendas a sepeenses ilustres.
Baita Lembrança
O vereador Tavinho Gazen propôs uma merecida homenagem ao ex-vereador Vilson Bolzan Raguzzoni nesta Semana do Município. Político vinculado ao PDT, Vilson é uma legenda do partido, tendo sido fundador da sigla, na década de 1980. Ele também foi vereador de múltiplos mandatos, no auge do partido, entre os anos de 1970 a 1992. Chegou a ser presidente da Câmara de Vereadores por duas oportunidades. No primeiro mandato de João Luiz Vargas, no início dos anos 1980, Vilson foi secretário de obras. Voltou a ocupar a função em 2001, quando Júlia Vargas foi prefeita. Multicampeão de votos, com grande prestígio popular, Vilson é um dos políticos que mereciam estar permanentemente presentes na militância partidária, sugerindo, aconselhando e, principalmente, inspirando a nova geração.
Licitando
Em princípio, entram em licitação no próximo mês grandes obras em São Sepé. São melhorias de pavimentação, obras em praças e qualificação dos espaços de esportes. Se 2021 foi o ano dos investimentos na melhoria das estradas rurais, o ano de 2022 deve ser o start para a zeladoria da cidade que anda, bem verdade, precisando e atenção. O capricho com as estradas do interior está fazendo falta em alguns bairros. Bem verdade, a Secretaria da Infraestrutura já começou pela própria infraestrutura das ruas, colocando redes de drenagem onde o esgoto corria a céu aberto.
História e Cultura
Em mais uma super programação cultura, a Fundação Afif Jorge Simões Filho foi organizadora de um evento encabeçado pelos cantores Fabiane Monego Brum e Alex Casanova e do professor Felipe Pereira. O espetáculo foi um musical, com a temática local. Personagens que viveram em São Sepé, como Diolofau Brum, Afif Filho, Sepé Tiaraju e a Índio Pulquéria foram alguns dos que foram lembrados no evento. Muito criativo, muito bom.
Pingo nos Is
A secretária da Saúde Carla Pinto Portella concedeu longa entrevista na rádio Pulquéria FM, rebatendo ponto a ponto as críticas do ex-secretário Marcelo Ellwanger. Ficou claro que o embate de Marcelo não tem foco nas condições da Secretaria da Saúde, e sim na tentativa de antecipar o embate eleitoral de 2024, onde ele já se coloca como pré-candidato. Militante de família tradicional de políticos, Marcelo, que atua como presidente municipal do PP, tem no currículo político ter sido Secretário da Saúde durante 16 anos nos governos do partido.
Democrático
Em evento observado raramente na história local, a Prefeitura de São Sepé reuniu todas as matrizes religiosas na abertura da Semana do Município. Embora seja laico, os governos costumam privilegiar os espaços de fala para poucas religiões. Buscando equilibrar essa visão, o presidente da Fundação Afif Jorge Simões Filho e vice-prefeito Fernando Vasconcellos usou o fundamento democrático como diretriz das homenagens a São Sepé. Como o povo tem crenças em várias religiões, Fernando abriu a tribuna para que todas pudessem se manifestar. A palavra que mais se ouviu foi respeito às diferenças e busca pela paz.
Cutucando
O vereador Matheus Leão, do PDT, está sempre tentando acelerar os pedidos de providência que faz nas secretarias e escritórios. É um diferencial, que se vê no trabalho parlamentar de alguns vereadores. As pautas que Matheus têm cobrado firmemente são o transporte de estudantes para Santa Maria e a melhoria e qualificação de espaços para esportes e lazer. Com experiência que vem de casa, que tem um pai ex-prefeito e uma mãe ex-vereadora, Matheus sabe que se não ficar cobrando dos setores, os processos administrativos tendem a demorar para tramitar.

 2,300 Visualizações,  5 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *