Primeiros absorventes do Programa Entre Nós são entregues às alunas do município

Ass. Imp. Pref. Destaque Educação Geral Informativo São Sepé Saúde

Em julho de 2021, o Poder Legislativo de São Sepé aprovou um projeto de lei, de autoria do Vereador Matheus Leão, que institui o Programa de Fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas municipais. O projeto apresentava uma pesquisa da antropóloga Miriam Goldenberg, no Levantamento Nacional Inédito, onde uma a cada quatro jovens já faltou aula por não poder comprar o absorvente.

Dessa forma, o projeto busca garantir a dignidade íntima das jovens estudantes do município, a prevenção de doenças e ainda, ampliar o acesso à informação nas escolas. No Poder Executivo, através das Secretarias da Saúde e da Educação, o projeto recebeu o nome: “Entre Nós”. “É uma felicidade poder contar com parcerias para a realização de ações como essa, que através de um olhar sensível dos agentes públicos, levará mais conforto para as nossas crianças”, destacou a Secretária Adjunta da Saúde, Claret Neves. Na manhã desta quinta-feira, 19 de maio, o primeiro passo do projeto foi dado em São Sepé. Na presença de autoridades municipais, professores e alunas, os primeiros pacotes de absorventes foram entregues para as estudantes da Escola Clemenciano Barnasque.

“Esse é um assunto muito delicado e trata da saúde pública das adolescentes do nosso município. Ter o executivo ao nosso lado é muito importante, pois com certeza é uma pequena ação que vai impactar a vida dessas jovens meninas”, apontou o Vereador Matheus Leão. Nessa primeira fase, 350 pacotes do material foram entregues nas sete escolas municipais. Conforme a Secretaria da Educação, todos os meses uma nova leva do produto será enviado para as instituições de ensino. “É bonito ver o projeto dando o primeiro passo em São Sepé. Lembro do dia em que estávamos eu, a Marcia e o Matheus Leão andando pelas ruas do Bairro Cristo Rei, durante uma edição do Prefeitura Presente, e as mães relataram a dificuldade para a compra de materiais de higiene pessoal. As vezes a gente não acredita que algo que fazemos terá repercussão, mas sempre é importante dar o primeiro passo. O projeto do Vereador Matheus foi espelho para diversos outros no estado”, lembrou o Prefeito João Luiz Vargas.

O projeto consiste ainda com atividades dentro das escolas, com conscientização e orientações a respeito da saúde feminina e da desmistificação da idade menstrual. “O projeto tem uma representatividade muito grande, pois parte da sensibilidade dos agentes políticos e uma construção através das parcerias dentro da administração pública. Fico muito orgulhoso do que está acontecendo hoje aqui na Escola Clemenciano”, concluiu o vice-prefeito, Fernando Vasconcellos.

 531 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *