Política

Colunistas Geral Informativo Política São Sepé

Glória a Deux
Neste final de semana, no sábado às 10h30, o PDT faz sua reunião geral, trazendo figuras políticas conhecidas, tradicionais e folclóricas do partido. Os deputados Pompeo de Mattos e Afonso Motta, além do pré-candidato a governador Vieira da Cunha e do ex-candidato a presidência da República Cabo Daciolo estarão presentes. No encontro, pedetistas ouvirão sugestões para incluir no Programa Nacional de Desenvolvimento que Ciro Gomes apresentará na campanha de 2022.

Foco na Terceira Via
A ideia do PDT é fazer virar realidade o chavão: “vota em um bom e manda dois embora”. Sabendo das altas rejeições de Lula e Jair Bolsonaro, o partido busca espaço para Ciro Gomes ir para o segundo turno. Seria a tal de terceira via, que quer fugir da polarização.

Careza
Uma lei municipal de 2017 impacta no crescimento do valor do IPTU até hoje. Como era muito desigual a base de cobrança de IPTU em regiões da cidade, a lei, aprovada há 5 anos, tem um aspecto racional: pagar mais IPTU por terrenos e casas que estão mais bem servidos pelas estruturas urbanas, como praças, iluminação e pavimentação de ruas. Mas, como toda a legislação, a proposta precisa de revisão, uma vez que – em tempos de alta inflação que estamos vivendo – os reajustes anuais acabaram bastante salgados.

Revisão
A pedido dos vereadores, o Poder Executivo está estudando alteração na forma de cobrança do imposto urbano. No ano passado já aconteceu uma mudança, com a ampliação em quase oito vezes nas isenções de IPTU para moradores pobres. A ideia é começar a revisar, além do cadastro de imposto, também o Plano Diretor do município, uma vez que alguns terrenos se tornam mais valorizados a partir do tipo de utilização que essa região da cidade terá.

Repeteco de CPI
Sabedor que as CPIs contra a Petrobrás não dão em nada, o presidente Jair Bolsonaro pediu que os deputados abram uma investigação contra a empresa de petróleo. Na visão do degas aqui, esse será o início do fim do presidente. Ele deve ter esquecido da lambança política em que se pode transformar uma CPI, especialmente uma que investigue o seu próprio governo, da qual a Petrobras faz parte. Afinal, como advertiu o falecido deputado Ulysses Guimarães, “todos sabem como começa, mas ninguém sabe como termina uma CPI”. Como a da Pandemia, que produziu quase um ano de noticiário negativo. Já houve a CPI da Petrobras no Senado, em 2009, e outra em 2014, que pouco produziram. Anotem ai: Bolsonaro vai cair, mas vai dizer que caiu porque ele mesmo quis.

São Sepé é Cidade Empreendedora
Está acontecendo semana a Primeira Edição da Semana do Desenvolvimento, um momento de criação de oportunidades para empreendedores e para quem está procurando emprego. Já na abertura do encontro, a Prefeitura e o Sebrae deram o pontapé inicial no Programa Cidade Empreendedora. O guarda-chuva de ações articula Secretarias e Escritórios em estratégias para geração de emprego, renda e oportunidades no município. A costura com o Sistema S foi feito pelos diretores Leandro Gonçalves e Gabriel Leão, do Escritório de Desenvolvimento e do Escritório do Governo. Várias coisas já estão acontecendo, e muitas outras também vão acontecer.

Programa Capacita Mais
Uma das principais políticas públicas da Prefeitura de São Sepé é o Programa Capacita+. Isso porque, pelo diagnóstico feito pelo município, o grande problema enfrentado por empresários locais é a baixa qualificação para tarefas específicas. Há um exemplo recente: uma empresa abriu 80 vagas, sem exigência de experiência, mas esbarrou na falta de habilitação técnica dos candidatos. Organizado pelo diretor do Escritório de Desenvolvimento Leandro Gonçalves, através do programa, a Prefeitura oportuniza cursos de capacitação específicos e busca vagas de emprego. Já aconteceu treinamento de garçom, marceneiro, costureira, eletricista. Dados divulgados pela Prefeitura mostram que dezenas de vagas já foram preenchidas, a partir dos treinamentos. A taxa de emprego, nos últimos 18 meses, conforme o CAGED, foi de 6%. Isso é uma ótima notícia, muito melhor que a média regional e nacional.

 421 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *